Ebenezer: um modelo para prevenção ubíqua de acidentes de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v10i1.7625Palavras-chave:
atividade ocupacional, computação ubíqua, prevenção de acidentes, riscosResumo
Neste artigo é proposto Ebenezer, um modelo de computação ubíqua para prevenir acidentes em um ambiente de trabalho inteligente. Sua principal característica é a notificação aos trabalhadores e aos usuários em geral sobre a presença de perigos nos arredores, para evitar riscos de acidentes. A aplicação e validação foram realizadas com os trabalhadores em seus ambientes de trabalho e por especialistas na área de gestão industrial e segurança do trabalho. Uma pesquisa foi aplicada baseada no modelo de aceitação de tecnologia, resultando em 97% de aceitação na facilidade de uso e 100% na utilidade percebida. Os resultados promissores demonstram que a solução é útil, permitindo que esta tecnologia seja aprimorada, para se tornar um acessório de segurança para evitar acidentes com usuários e trabalhadores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-05-2018
Como Citar
[1]
Rosa, I.M. da e Barbosa, J.L.V. 2018. Ebenezer: um modelo para prevenção ubíqua de acidentes de trabalho. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 10, 1 (maio 2018), 43-52. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v10i1.7625.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).