Uma ferramenta colaborativa para apoiar a aprendizagem de programação de computadores
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v10i1.7435Palavras-chave:
programação de computador, dispositivos móveis, aprendizagem colaborativaResumo
Nos cursos da área da Computação os alunos podem ter dificuldades de aprendizagem nas disciplinas que envolvem programação, o que gera um alto índice de reprovação e desistência nessas disciplinas. Com o intuito de contribuir para a redução dessas dificuldades, este artigo apresenta uma ferramenta colaborativa para apoiar a aprendizagem de programação de computadores por meio de dispositivos móveis. Essa ferramenta adota uma abordagem de aprendizagem colaborativa onde os alunos trabalham usando diferentes estratégias: individualmente seguida por uma atividade em grupo ou diretamente em grupo a fim de trocar experiências para aprender Programação Orientada a Objetos (POO). Este trabalho apresenta um estudo de caso conduzido para demonstrar a aplicabilidade do ferramenta. Os resultados alcançados indicam o potencial da abordagem para apoiar a aprendizagem dos conceitos em programação de computadores.Downloads
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Publicado
01-05-2018
Como Citar
[1]
Machado, L.D.P., Berkenbrock, C.D.M., Bianeck, G.A. e Siple, I.Z. 2018. Uma ferramenta colaborativa para apoiar a aprendizagem de programação de computadores. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 10, 1 (maio 2018), 23-29. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v10i1.7435.
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