Resultados da implantação de CMMI e MPS-BR em empresas de desenvolvimento e manutenção de software: a visão da alta gestão
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v10i1.7378Palavras-chave:
Alta Gestão, CMMI, Modelos de Qualidade, MPS-BRResumo
Este trabalho teve por objetivo analisar resultados obtidos a partir da implantação dos modelos de maturidade CMMI e MPS.BR em um grupo de empresas de manutenção e evolução de software em Maringá/PR, avaliando dificuldades encontradas e benefícios alcançados a partir do ponto de vista da alta gestão. Por meio do método survey, percebeu-se que a alta gerência se mostrou satisfeita com o resultado final da avaliação e obtenção da certificação, pois foram observadas melhorias significativas, como padronização de processos e evolução na capacidade de planejamento tático/estratégico a partir de indicadores. Além disso, verificou-se que estas empresas pretendem manter os benefícios alcançados e evoluir para níveis de maturidade mais altos nos modelos em que foram avaliadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-05-2018
Como Citar
[1]
Melluzzi Neto, G., França, V.J.A.T. de M., Cavalcante, B.H., Balancieri, R. e Leal, G.C.L. 2018. Resultados da implantação de CMMI e MPS-BR em empresas de desenvolvimento e manutenção de software: a visão da alta gestão. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 10, 1 (maio 2018), 2-10. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v10i1.7378.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).