Mecanismos de busca acadêmica: uma análise quantitativa
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2014.3452Palavras-chave:
Metodologia da Pesquisa, Mecanismos de Busca Acadêmica, Pesquisa CientíficaResumo
Os mecanismos de busca consolidaram a pesquisa por informação na internet,sendo os mecanismos de busca acadêmicos (MBAs), hoje, os principais meios para alcançar fontes científicas, como artigos de eventos ou periódicos. Ao invés de gastar horas em uma biblioteca, os MBAs ganham em popularidade pela facilidade de automatizar uma busca e acessar inúmeras bases de dados simultaneamente. Contudo, o caráter incremental das bases de materiais científicos e dos diversos MBAs existentes impõe um desafio aos pesquisadores, que é determinar um MBA que melhor atenda aos seus anseios de pesquisa. Nesse contexto, uma análise quantitativa dos recursos providos pelos MBAs foi realizada com objetivo de determinar quais são os melhores para facilitar as buscas por conteúdo científico, considerando recursos de busca, de refinamento e auxiliares. Dentre um grupo de 40 MBAs iniciais, sete apresentaram-se com σ = 0,5 acima da média nos critérios utilizados, na seguinte ordem: 1o) Web of Knowledge; 2o) Engineering Village; 3o) Scopus SciVerse; 4o) IEEE Xplore; 5o) ACM Digital Library; 6o) Science Direct; e 7o) Springer Link. Esses MBAs deveriam ser melhor explorados pelos pesquisadores pois tem inúmeros recursos capazes de facilitar sobremaneira e elevar a qualidade do trabalho de pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
18-04-2014
Como Citar
[1]
Buchinger, D., Cavalcanti, G.A. de S. e Hounsell, M. da S. 2014. Mecanismos de busca acadêmica: uma análise quantitativa. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 6, 1 (abr. 2014), 108-120. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2014.3452.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).