Uma análise do Twitter como ferramenta de apoio à aprendizagem

Autores

  • Guilherme M. Torres UFSCAR, Sorocaba
  • Luciana A.M. Zaina UFSCAR, Sorocaba
  • Tiago A. de Almeida UFSCAR, Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2944

Palavras-chave:

Mineração de textos, Redes sociais eletrônicas, Aprendizagem eletrônica

Resumo

A Web 2.0 impulsionou um aumento significativo do uso de aplicações relacionadas às redes sociais. Nesse quesito, o Twitter tem se destacado por ser um meio eletrônico de colaboração, comunicação e troca de ideias entre usuários que possuem interesses em comum. Dentro do contexto de aprendizagem pode-se observar uma crescente adoção das redes sociais como recurso de apoio às aulas presenciais. Elas podem ser empregadas como extensões da sala de aula, provendo mecanismos para compartilhamento de ideias e discussão dos temas de estudo. Contudo, não há um consenso na literatura se essas ferramentas são, de fato, eficientemente utilizadas pelos usuários para esse fim. Sendo assim, este artigo apresenta um experimento realizado com alunos de graduação, onde o Twitter foi utilizado como ferramenta de apoio extra sala de aula. Os resultados empíricos obtidos no experimento apresentam o comportamento dos alunos diante da utilização do ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme M. Torres, UFSCAR, Sorocaba

Departamento de Computação - campus Sorocaba Ciência da Computação

Luciana A.M. Zaina, UFSCAR, Sorocaba

Departamento de Computação - campus Sorocaba Ciência da Computação

Tiago A. de Almeida, UFSCAR, Sorocaba

Departamento de Computação - campus Sorocaba Ciência da Computação

Downloads

Publicado

19-09-2013

Como Citar

[1]
Torres, G.M., Zaina, L.A. e Almeida, T.A. de 2013. Uma análise do Twitter como ferramenta de apoio à aprendizagem. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 5, 2 (set. 2013), 85-95. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2944.

Edição

Seção

Artigo Original