Uso de técnicas de aprendizado de máquina para predição do tempo de graduação dos discentes de Engenharia da Computação na região Sudeste do Brasil

Autores

  • Bruno da Silva Macedo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Sistemas e Automação/Universidade Federal de Lavras
  • Camila Martins Saporetti Instituto Politécnico/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.v16i1.14456

Palavras-chave:

Engenharia da Computação, ENADE, Grid Search, Aprendizagem de Máquina

Resumo

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) foi criado para avaliar o rendimento dos estudantes nos cursos das instituições superiores. Através do desempenho dos estudantes estima a qualidade dos cursos. O abandono ou atraso do curso acarreta uma ruim gestão universitária, já que o orçamento que as graduações recebem tem como fator o número de alunos formandos. Analisar dados do ENADE pode gerar insights sobre o tempo que os discentes permanecem na graduação. Como os dados do ENADE contém um número elevado de informações realizar análises visualmente é algo inviável. Para contornar essa situação, técnicas de aprendizado de máquina podem ser utilizadas com intuito de automatizar essa tarefa e apresentar os resultados. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é determinar, através da base do ENADE 2019, o tempo de permanência dos estudantes na graduação, tendo em vista os cursos de Engenharia da Computação na região Sudeste do Brasil. A metodologia envole o pré-processamento, a seleção de características, balanceamento dos dados, abordagem de seleção de parâmetros Grid-Search, validação cruzada e classificação. Os resultados mostram que o Random Forest teve bom desempenho nos experimentos realizados e que a aplicação do SMOTE para balanceamento dos dados se faz necessária.

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Publicado

01-05-2024

Como Citar

[1]
da Silva Macedo, B. e Saporetti, C.M. 2024. Uso de técnicas de aprendizado de máquina para predição do tempo de graduação dos discentes de Engenharia da Computação na região Sudeste do Brasil. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 16, 1 (maio 2024), 26-37. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v16i1.14456.

Edição

Seção

Artigo Original