O papel da visão do produto na integração do Design Thinking em equipe ágil: revelações de um aplicativo para pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v14i3.13501Palavras-chave:
Design Thinking, Visão de Produto, Gestão Ágil, ScrumResumo
Na prática das equipes de projeto de software é comum observar o uso de métodos ágeis com técnicas adicionais, por exemplo o Design Thinking. O que existe em comum entre estas técnicas e a criação de Visões de Produto? Este artigo investiga os paradigmas na contextualização das propriedades de um conceito de produto criadas por meio dos princípios do DT e das Visões de Produto dentro da conjuntura do desenvolvimento de software. A análise foi realizada em duas etapas. Primeiro, por meio de uma revisão sistemática da literatura sobre o relacionamento entre esses dois termos na área de tecnologia da informação (TI), focando a importância de que a geração de conceitos iniciais de produtos, guiadas por equipes, devem ser executadas por meio de ferramentas do design e pela criação de Visões de Produto. E segundo, através da apresentação de um estudo de caso, que mostra como esses princípios se integraram no processo de tradução das necessidades dos usuários em requisitos funcionais. Os resultados mostram que existem limitações na integração do DT e da Visão de Produto em práticas da gestão ágil, e que esses métodos podem se complementar e proporcionar o aprendizado coletivo dependendo da estratégia da equipe.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21-11-2022
Como Citar
[1]
dos Santos, I., Amaral, D.C., da Silva, S.L. e Foureaux, E. 2022. O papel da visão do produto na integração do Design Thinking em equipe ágil: revelações de um aplicativo para pessoas com deficiência. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 14, 3 (nov. 2022), 127-138. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v14i3.13501.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).