Otimização de um decodificador neural para códigos BCH curtos sob regime de comunicação crítica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v14i3.13278Palavras-chave:
Códigos BCH, Códigos corretores de erros, Códigos de comprimento curto, Decodificador iterativo, Vetor síndromeResumo
No presente trabalho, introduz-se no contexto dos códigos corretores de erros uma estratégia de decodificação onde uma rede neural é treinada para predizer padrões de erros usando simultaneamente as informações dos módulos e das síndromes dos vetores recebidos. No decodificador proposto, as posições mais confiáveis são selecionadas de forma iterativa para serem os bits errôneos do padrão de erro estimado, de modo que estas são posteriormente subtraídas do vetor recebido antes que uma nova decodificação seja realizada. Para a predição do padrão de erro, projeta-se uma rede neural profunda com complexidade reduzida. Os experimentos realizados para os códigos BCH curtos transmitindo via canal AWGN evidenciam que os desempenhos obtidos com essa estratégia de decodificação superam àqueles obtidos exclusivamente com a rede neural.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02-11-2022
Como Citar
[1]
Kamassury, J.K.S. 2022. Otimização de um decodificador neural para códigos BCH curtos sob regime de comunicação crítica. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 14, 3 (nov. 2022), 86-95. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v14i3.13278.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).