Sistema de identificação de vibrações em vídeo usando ampliação de movimento
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v14i3.13219Palavras-chave:
Amplificação movimento, medição vibração, motor elétricoResumo
A manutenção preditiva é a mais indicada para as indústrias, por monitorar a saúde das máquinas e reduzir o tempo de paradas na linha de produção. Um dos sinais monitorados é o nível de vibração das máquinas. Os instrumentos mais utilizados para essa medição são os sensores, que em sua maioria precisam de contato físico com o equipamento monitorado. Porém, esses instrumentos dependem de fios e podem apresentar defeito gerando medições erradas. As soluções que mensuram o nível de vibração sem contato possuem custo elevado. Por isso, desenvolvemos o Sistema de Identificação de Vibrações em Vídeo usando Ampliação de Movimento (SIVVAM), como uma solução alternativa de baixo custo e sem contato para o monitoramento da vibração. As principais contribuições são a identificação da vibração em motor sem contato, o processamento em tempo real, definição de duas áreas de interesse para medir a vibração simultaneamente, e utilização de hardware de baixo custo. A solução proposta pode auxiliar na manutenção preditiva alertando quando o nível de vibração estiver acima do padrão indicado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02-11-2022
Como Citar
[1]
Richter, J.G. e Betini, R.C. 2022. Sistema de identificação de vibrações em vídeo usando ampliação de movimento. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 14, 3 (nov. 2022), 96-103. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v14i3.13219.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).