Modelagem matemática da eficiência térmica da soldagem a arco elétrico utilizando redes neurais artificiais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v14i3.13154Palavras-chave:
Soldagem, Eficiência, Aporte Térmico, Rede Neural ArtificialResumo
Neste artigo é abordado o problema da estimativa da eficiência térmica da soldagem a arco elétrico, especialmente em relação ao processo \textit{Gas Metal Arc Welding}. Apesar de ser um parâmetro de grande relevância, a eficiência muitas vezes é determinada a partir de valores tabelados pelas normas técnicas, o que pode acabar prejudicando as análises metalúrgicas, visto que esses valores nem sempre conseguem contemplar todas as variações possíveis nos parâmetros da solda. Nesse contexto, neste artigo é proposto o desenvolvimento de um modelo matemático através de Redes Neurais Artificiais (RNAs) para ser utilizado em conjunto com um calorímetro de fluxo contínuo, a fim de se obter uma estimativa prévia para a eficiência e evitar despesas com ensaios experimentais que produziriam resultados abaixo do ideal. Os dados experimentais foram obtidos através de ensaios do processo de soldagem na empresa Bruning Tecnometal Ltda, e as simulações foram realizadas na ferramenta computacional Matlab. O modelo proposto foi validado por meio do método \textit{k-fold cross-validation} e apresentou baixo erro relativo médio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24-10-2022
Como Citar
[1]
Maroski, M., Sausen, A.T.Z.R., Sausen, P.S., Campos, M. de, Binelo, M., Almeida, D.T. de, Lopes, A.P. de O. e Braga, V. 2022. Modelagem matemática da eficiência térmica da soldagem a arco elétrico utilizando redes neurais artificiais. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 14, 3 (out. 2022), 72-85. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v14i3.13154.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).