Sistema Atencional para Detecção e Rastreamento de Faces
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2013.1304Palavras-chave:
Detecção, Rastreamento, Motor de PassoResumo
O sistema visual humano realiza rapidamente tomadas de decisões complexas devido, em parte, ao sistema atencional, que posiciona alvos de maior relevância no centro do campo visual, região com maior concentração de células fotorreceptoras. O sistema atencional envolve elementos sensoriais, cognitivos e também mecânicos, pois a musculatura do olho e cabeça precisa ser acionada para produzir movimentos. Nesse trabalho apresentamos a proposta de um sistema de detecção e rastreamento de faces que, tal como no sistema biológico, produz um movimento coordenado com o propósito de posicionar a imagem do alvo detectado no centro do campo visual da câmera. O sistema desenvolvido possui partes distintas, uma responsável pelo reconhecimento de padrões em vídeo e outra pelo controle da parte mecânica, implementadas como processos que se comunicam através de sockets.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-04-2011
Como Citar
[1]
Panta Leão, L.P. da S., Marques, T.P. e Matos, L.N. 2011. Sistema Atencional para Detecção e Rastreamento de Faces. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 3, 1 (abr. 2011), 53-63. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.1304.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).