Uma avaliação do consumo de energia da comunicação D2D em redes celulares
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v14i3.13034Palavras-chave:
Sistemas de Comunicação Móvel, Gerenciamento de Energia, Computação Móvel, Comunicação dispositivo-a-dispositivoResumo
Os últimos anos têm apresentado um crescimento maciço em quantidade de dispositivos, tráfego de dados e quantidade de informações produzidas na Internet. A nova geração de telefonia móvel, a 5G, tem sido pensada para viabilizar este crescimento e proporcionar a interoperabilidade necessária. Para isto, várias tecnologias serão necessárias neste novo padrão, dentre elas, a comunicação Dispositivo-a-Dispositivo (D2D), pela qual dispositivos podem atuar como intermediários na comunicação entre a estação base e um outro nó. Isto possibilita aumento de vazão e extensão de conectividade da rede, mas gera aumento nas transmissões. Este trabalho realiza simulações que estudam como este aumento impactará no consumo energético dos nós encaminhadores. Identificamos alguns cenários em que a inserção dos encaminhadores aumenta o consumo energético da rede e, outros, em que diminui, dependendo da quantidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21-10-2022
Como Citar
[1]
Pinto Júnior, J.S. e Moraes, I.M. 2022. Uma avaliação do consumo de energia da comunicação D2D em redes celulares. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 14, 3 (out. 2022), 51-59. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v14i3.13034.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).