Análise de desempenho de Rolling Updates do Kubernetes em ambientes de estresse
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v12i3.10993Palavras-chave:
Kubernetes, Rolling Updates, Análise de Desempenho, Estresse de SistemasResumo
Este trabalho apresenta, via estudo de caso, uma análise de desempenho do Rolling Updates do Kubernetes em ambientes com diferentes tipos de estresse aplicados às máquinas do cluster. Foram propostos ambientes de testes, cenários possíveis e parâmetros a serem alterados para a coleta de dados. Após a exposição dos dados coletados, realizou-se uma análise dos resultados obtidos e uma discussão sobre o impacto que os tipos de estresse aplicados podem gerar na experiência do usuário no momento de uma atualização. Os resultados indicam que o mecanismo de atualização em sistemas em produção é factível e parametrizável de modo a minimizar os efeitos colaterais no desempenho do sistema.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
08-08-2020
Como Citar
[1]
Vassoler, G. e Spohn, M.A. 2020. Análise de desempenho de Rolling Updates do Kubernetes em ambientes de estresse. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 12, 3 (ago. 2020), 70-84. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v12i3.10993.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).