PINFI – Ferramenta para classificação de imagens com redes neurais artificiais e lógica fuzzy
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v12i3.10991Palavras-chave:
Ferramenta de modelagem, neuro-fuzzy, processamento de imagensResumo
Este artigo apresenta uma ferramenta de modelagem para classificação de imagens utilizando redes neuraisartificiais (RNA) e lógica difusa (fuzzy), desenvolvida com foco no cenário industrial. O projeto desta ferramenta iniciou com um levantamento prévio de ferramentas de modelagem de RNA e neuro-fuzzy e de uma pesquisa do tipo survey na qual se identificou que as indústrias de uma determinada região desconhecem ou não sabem como aplicar estas tecnologias em seus processos. A partir disso, foi desenvolvida a ferramenta denominada Processador de Imagens Neuro-Fuzzy para a Indústria (PINFI) com base nas demandas do survey e integrando bibliotecas de software de código aberto pesquisadas no levantamento bibliográfico. Esta ferramenta permite a modelagem de projetos em cinco etapas: Aquisição das imagens; pré-processamento; bloco de fuzzificação; modelagem da RNA; e a apresentação dos resultados (saída). O PINFI foi validado em termos de ergonomia e usabilidade de software atendendo a 91% dos requisitos avaliados. Quanto à acurácia do classificador, alcançou taxas de reconhecimento de 93% a 100% nas bases avaliadas. Estas bases compreenderam, imagens de folhas de tabaco, rodas de veículos e faces humanas, o que demonstra que o PINFI tem potencial para ser utilizado em demandas industriais e, também, em aplicações diversificadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-07-2020
Como Citar
[1]
Süptitz, I.L., Frozza, R. e Molz, R.F. 2020. PINFI – Ferramenta para classificação de imagens com redes neurais artificiais e lógica fuzzy. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 12, 3 (jul. 2020), 61-69. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v12i3.10991.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).