Classification of x-ray images for detection of childhood pneumonia using pre-trained neural networks
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v12i3.10343Palavras-chave:
Pneumonia, NasNetLarge, Xception, Classification, Inception V3, Chest-X-RayResumo
Este artigo descreve uma comparação entre três redes neurais pré-treinadas para a classificação de imagens de radiografia de tórax: Xception, Inception V3 e NasNetLarge. As redes foram implementadas usando transferência de aprendizado; o banco de dados utilizado foi o conjunto de dados de radiografia de tórax, que contém um total de 5856 imagens de radiografias pacientes pediátricos com idade entre um e cinco anos, com três classes: Normal Pneumonia Viral e Pneumonia Bacteriana. Os dados foram divididos em três grupos: validação, teste e treinamento. Foi feita uma comparação com o trabalho de kermany que implementou a rede Inception V3 com dois modos: (Pneumonia X Normal) e (Pneumonia bacteriana X Pneumonia viral). As redes utilizadas tiveram boa precisão, sendo a rede NasNetLarge a melhor, que foi de 95,35% (Pneumonia X Normal) e 91,79% Pneumonia Viral X Pneumonia Bacteriana contra 92,80% na (Pneumonia X Normal ) e 90,70% (Pneumonia viral X Pneumonia bacteriana) do trabalho de kermany, a rede Xception também obteve uma melhoria na precisão em comparação com o trabalho de kermany, com 93,59% em (Normal X Pneumonia) e 91,03% em (Pneumonia viral X Pneumonia bacteriana).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-10-2020
Como Citar
[1]
Costa, N.J.C. da, Moura Sousa, J.V., Santos, D.B.S., Fontenele Marques Junior, F. das C. e Teixeira de Melo, R. 2020. Classification of x-ray images for detection of childhood pneumonia using pre-trained neural networks. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 12, 3 (out. 2020), 132-141. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v12i3.10343.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).