Clusterização de dados mistos para análise da atividade pesqueira artesanal na bacia Araguaia-Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.10061Palavras-chave:
Bacia Araguaia-Tocantins, Clusterização, Monitoramento Adaptativo de Pesca, SIEPEResumo
Este trabalho apresenta a aplicação de um modelo de Monitoramento Adaptativo da Pesca em conjunto com técnicas de clusterização de dados mistos relativos à registros de atividade pesqueira na bacia Araguaia-Tocantins entre 2016 e 2017. Os registros de dados dos desembarques pesqueiros foram obtidos por meio do Sistema Integrado de Estatística Pesqueira (SIEPE), que se apresenta como uma proposta de ferramenta capaz de dinamizar o processo de coleta e análise de dados das bacias pesqueiras da Região Amazônica. Por meio da interface de exploração de dados do SIEPE diversas variáveis categóricas e numéricas foram extraídas. A partir da aplicação do algoritmo k-prototypes, revelou-se que as variáveis numéricas mais expressivas no estudo foram o rendimento da pesca e potência do motor da embarcação, enquanto que as variáveis categóricas mais expressivas foram, nome popular espécie e ambiente de pesca. Estas variáveis devem ser levadas em consideração em programas de monitoramento da pesca na bacia Araguaia-Tocantins, bem como o uso do SIEPE para apoiar a gestão pesqueira em diferentes escalas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
16-10-2019
Como Citar
[1]
da Silva, R.S., da Silva, R.R., Kuribayashi, H.P., da Cunha, C.V., Francês, C.R.L. e Sousa, K.N.S. 2019. Clusterização de dados mistos para análise da atividade pesqueira artesanal na bacia Araguaia-Tocantins. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 11, 3 (out. 2019), 155-164. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.10061.
Edição
Seção
Artigos selecionados em Conferências - X WCAMA (2019)
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).