Availability analysis of the Brazilian’s national weather measurement system
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.10026Palavras-chave:
reliability analysis, systems availability, evapotranspirationResumo
Os sistemas de medição do tempo tornaram-se uma ferramenta importante para o funcionamento eficiente de diversas atividades econômicas. Sistemas automatizados de irrigação, que melhoram a produtividade agrícola e reduzem o consumo de recursos hídricos, dependem de dados coletados por esses sistemas, por exemplo. Devido à complexidade inerente desses sistemas (i.e., estações com múltiplos sensores se comunicando através de múltiplos canais de comunicação para serviços em nuvem), é muito importante ter medidas que esclarecem como as falhas se comportam, permitindo um melhor planejamento de manutenção e um grau de confiabilidade de sistemas. Este trabalho apresenta um estudo da disponibilidade de todas as estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia-INMET instaladas no território brasileiro no ano de 2017. Os resultados apresentam a primeira análise deste parâmetro e servem tanto para usuários acadêmicos como comerciais, como forma de mensuração da confiabilidade desses sistemas, bem como para os provedores de infraestrutura de medição meteorológica como ferramenta para melhorar a eficácia de sua política de manutenção e como suporte para o planejamento estratégico de novos investimentos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-10-2019
Como Citar
[1]
Bezerra, D. de F., da Silva Júnior, J.C., Gonçalves, G.E. e de Medeiros, V.W.C. 2019. Availability analysis of the Brazilian’s national weather measurement system. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 11, 3 (out. 2019), 146-154. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.10026.
Edição
Seção
Artigos selecionados em Conferências - X WCAMA (2019)
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).