A República, o "coroné" e os quadrinhos:

utilizando as “HQS” como ferramenta de ensino aprendizagem do coronelismo

Autores

  • Patrick de Carvalho da Silva Universidade de Passo Fundo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5335/srph.v23i2.15415

Palavras-chave:

Coronelismo, Quadrinhos, República

Resumo

A presente produção textual tem como objeto de análise a relação das histórias em quadrinhos como arquétipo a ser utilizado nas aulas de história. Como temática relacionada, utilizamos o Coronelismo e breves amostras de obras em quadrinhos que remetem ao período proposto. Tal abordagem mostrasse relevante diante dos desafios diários do desenvolvimento de metodologias de ensino aprendizagem em sala de aula. Utilizando-se de elementos culturais para contribuir na construção do conhecimento em aula (no caso, as histórias em quadrinhos), o artigo também irá dialogar com obras debatidas na disciplina História e Poder Local do Programa de Pós-Graduação em História – IHCEC - da Universidade de Passo Fundo – UPF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AXT. Gunter. O Coronelismo Indomável: o sistema de relações de poder. In: República Velha (1889-1930). Tau Golin (Org.) Tomo I, Coleção História Geral do Rio Grande do Sul, Vol. 3. Passo Fundo: Méritos, 2007, 562p. Capítulo 3

BERBEL, Neusi Aparecida Navas; GIANNASI, Maria Júlia (Coord.) A metodologia da problematização aplicada em curso de educação continuada e a distância. Londrina: UEL, 1999. pp. 29 a 59; 101 a 150.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora. 2005. 401p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, os saberes necessários para a prática educativa. 43ª ed. São Paulo: Paz e Terra. 2011. 148p.

LOVE, Joseph et alli. O Rio Grande do Sul como fator de instabilidade na República Velha. In: História Geral da Civilização Brasileira. Boris Fausto (Org.). Tomo III, O Brasil Republicano, Vol. 8, Estrutura de Poder e Economia (1889-1930). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. 466p. Capítulo 2

LEVINE, Robert et alli. Pernambuco e a Federação Brasileira 1889-1937. In: História Geral da Civilização Brasileira. Boris Fausto (Org.). Tomo III, O Brasil Republicano, Vol. 8, Estrutura de Poder e Economia (1889-1930). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. 466p. Capítulo 2

MAESTRI. Mario. Uma história do Rio Grande do Sul: da pré-história aos dias atuais. Passo Fundo: ed. Universidade de Passo Fundo, 2005, 140p.

MARCONDES. Ciro I. Lixo extraordinário: sobre as hqs de Zé Carioca. Raio Laser Quadrinhos Além.. 2012. Disponível em: <https://www.raiolaser.net/home//2012/09/lixo-extraordinario-sobre-as-hqs-de-ze.html>. Acesso em 07 set. 2023

MORRE Rubem Alves. Biblioteca de São Paulo. São Paulo. 21 de julho de 2014. Disponível em: < https://bsp.org.br/noticia/morre-rubem-alves->. Acesso em: 05 set. 2023

QUEIROZ, M. I. P et alli. O Coronelismo numa interpretação sociológica. In: História Geral da Civilização Brasileira. Boris Fausto (Org.). Tomo III, O Brasil Republicano, Vol. 8, Estrutura de Poder e Economia (1889-1930). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. 466p. Capítulo 3

PINHEIRO. Paulo S. Transição Política e Não-Estado de Direito na República. In: Brasil: um século de transformações. Ignacy Sachs (Org.). São Paulo, Companhia das Letras. 2001. 530p.

SANTOS. Roberto E. Aplicação da História em Quadrinhos. Comunicação & Educação. São Paulo, (22): 46 a 51, set./dez. 2001. Disponível em:

https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36995>. Acesso em: 05 set. 2023

Downloads

Publicado

20-02-2025

Como Citar

Silva, P. de C. da. (2025). A República, o "coroné" e os quadrinhos: : utilizando as “HQS” como ferramenta de ensino aprendizagem do coronelismo. Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 23(2), 49-68. https://doi.org/10.5335/srph.v23i2.15415

Edição

Seção

Artigos Livres