Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 5 MB).

  • Todos os endereços de URLs no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autoresna seção Sobre a Revista.

  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.
  • Incluiu o link do Currículo Lattes e o link do ORCID junto ao comentário para o editor.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para os autores

 FAÇA A LEITURA ATENTA DAS SEGUINTES DIRETRIZES DA NOSSA REVISTA:

 

1. A revista é composta pelas seções fixas Dossiê e Artigos Livres. Eventualmente poderão ser publicadas Resenhas, Depoimentos, Fontes Comentadas e Entrevistas.

1.1 Os textos para as seções de Resenhas, Fontes comentadas e Entrevistas deverão ter, no máximo, 10 páginas, também incluídas as notas e referências. A formatação deve obedecer as mesmas normas previstas para a seção de artigos, com título da resenha, da obra resenhada e resumo em português, espanhol e inglês. Em caso de resenha, a obra deve ter sido publicada no máximo em até quatro anos. 
2. A contribuição deverá ser original e inédita e não poderá estar sendo avaliada para publicação em outra revista.


3. Os textos serão aceitos em português, espanhol, inglês, francês e italiano. 


4. A titulação mínima para o proponente é GRADUADO, preferencialmente estudante de pós-graduação stricto sensu, sendo vedada a submissão de artigos pelos doutorandos do PPGH UPF.


5. Os artigos enviados aos editores da revista Semina serão submetidos à avaliação cega de, no mínimo, dois pareceristas. No caso de controvérsias será apontado um terceiro parecerista.

 

6. Afirmações, opiniões e conceitos expostos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores e não necessariamente expressam a opinião da Revista Semina. Os Editores da Revista reservam-se estritamente ao direito de sugerir ao autor modificações de forma, a fim de adaptar as produções ao padrão editorial e gráfico da revista.

 

7. Os textos deverão ser submetidos por meio do Open Journal Systems (OJS), através deste site. 


8. O autor que publicar na Semina, precisa aguardar no mínimo 2 anos para voltar a publicar novamente na revista.

 

9. Cada autor(a) poderá submeter ou manter em processo uma publicação por vez.

 

10. Serão permitidos, no máximo, dois autores por publicação.

 

11. Os organizadores de Dossiês terão a responsabilidade de auxiliar o processo editorial, garantindo a qualidade do material. Destaca-se que os responsáveis pelo dossiê não podem ser autores e nem coautores de artigos no dossiê sob sua edição.

 

12. Os autores deverão OBRIGATORIAMENTE preencher corretamente seus dados no sistema destacando a IES de origem, PPG, Link do Lattes e Orcid.

 

Política de Boas Práticas Científicas

Toda contribuição enviada à revista passará por rigoroso processo de verificação quanto ao seu ineditismo. Em caso de constatação de plágio ou autoplágio, o Conselho Editorial rejeitará sumariamente a contribuição submetida à apreciação da revista.
A Semina segue o Código de Boas Práticas Científicas elaborado pela FAPESP e disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf

 

Normas para apresentação do texto

Para efeito de padronização gráfica, os trabalhos deverão seguir, rigorosamente, as normas abaixo especificadas, sob o risco de não serem aceitos, independentemente da adequação do conteúdo.

1. Os artigos deverão ter entre 15 e 25 páginas, incluídas as notas e referências. Os textos para as seções de Resenhas, Fontes comentadas e Entrevistas deverão ter, no máximo, 7 páginas, também incluídas as notas e referências.


2. Os artigos deverão vir acompanhados de resumo no idioma original, e de um resumo em português, quando este não for o idioma original, bem como de resumos em espanhol e inglês, com no máximo dez linhas e no mínimo oito, três palavras-chave no idioma original, em português (quando este não for o idioma original), três em espanhol (palabras clave) e três em inglês (keywords).


3. O título do artigo deverá aparecer em seu idioma original e traduzido para o português (quando este não for o idioma original), seguido de suas versões em espanhol e inglês.


4. Independentemente da seção em que se enquadrem, os textos deverão ser digitados no editor de texto Word for Windows em formato A4, fonte Times New Roman 12, espaçamento entrelinhas de 1,5, margens de 3 superior e esquerda e 2 inferior e direita, parágrafo de 1,5 cm (primeira linha).

4.1 O título deverá ser centralizado, em negrito, em fonte Times New Roman 16 e espaçamento entrelinhas simples. Bem como suas traduções para espanhol e inglês (em tamanho 14), entre os títulos dar dois enter. Observar a digitação em maiúsculas e minúsculas.

4.2 Os subtítulos deverão ter fonte de tamanho 13, sem numeração, com alinhamento à esquerda, espaço simples, enter de 1,5 antes e depois. Escrever em maiúsculas e minúsculas e em negrito.

4.3 Resumo e Palavras-chave deverão estar em fonte Times New Roman 12 e com espaçamento simples. Escrever em maiúsculas e minúsculas e em negrito. 

5. Resumo e palavras-chave: o resumo deverá ser redigido em parágrafo único, frases concisas (não em tópicos), com verbos na voz ativa e na terceira pessoa do singular; as palavras-chave devem aparecer logo abaixo do resumo, em ordem alfabética, separadas por ponto.

5.1 Resumo com no máximo dez linhas e no mínimo oito.

5.2 Palavras-chave devem ser três.


6. Ilustrações, tabelas e outros recursos visuais: deverão ter identificação completa (legenda e fonte) e ser numeradas consecutivamente, inseridas o mais próximo possível da menção no texto. Em caso de fotos ou ilustrações mais elaboradas, deverá ser enviado arquivo anexo com os originais. Tabelas e quadros deverão estar no formato de texto, não como figura. Imagens e/ou ilustrações deverão ser enviadas como “Documentos suplementares” em arquivo à parte, no formato JPG, ou TIF, em alta resolução (no mínimo 200 dpi).  Ilustrações, tabelas e outros recursos visuais deverão ser redigidos, inclusive os títulos, em fonte Times New Roman 10 e com espaçamento simples. O autor é responsável pela autorização de publicação da imagem, bem como pelas referências correspondentes. 

6.1 Adicionar elas no texto, incluindo a identificação acima dela: Figura/Tabela/Quadro 1(?) - Título e abaixo: Fonte: ........

6. Usar maiúsculas e minúsculas, em negrito, fonte tamanho 10, espaçamento simples na identificação.


7. Siglas: na primeira vez em que forem mencionadas, devem, antes de constar entre parênteses, ser escritas por extenso, conforme exemplo: Universidade de Passo Fundo (UPF). 


8. Notas de fim: deverão ser utilizadas apenas as de caráter explicativo e/ou aditivo e para indicação de fontes primárias. Não serão aceitas notas de rodapé (converter em notas de fim).


9. Destaques: deverá ser usado itálico para palavras estrangeiras com emprego não convencional, neologismos e títulos de obras/periódicos.


10. Citações: deverão obedecer à forma (Sobrenome do autor, ano) ou (Sobrenome do autor, ano, p. xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do autor, ano(a,b,c,d, etc), p. xx).

10.1 As citações com mais de três linhas deverão constar em novo parágrafo, em corpo 10, sem aspas, alinhamento justificado, margem esquerda de 4 cm, sem deslocamento de primeira linha, com espaçamento simples e um parágrafo 1,5 antes e depois. 

10. 2 Deverá ser adotado uso de aspas duplas para citações diretas no corpo de texto (trechos com até três linhas). No caso de mais de três autores, indicar sobrenome do primeiro seguido da expressão latina et al. (em itálico).

10.3 A referência reduzida deverá ser incluída após a citação, e não ao lado do nome do autor, conforme exemplo: De acordo com Paulo Freire, “[...] o educador problematizador (re)faz, constantemente, seu ato cognoscente, na cognoscitividade dos educandos” (1987, p. 69).


11. Referências: (usar apenas a palavra Referências em minúsculo e maiúsculo em negrito, a esquerda, tamanho 13) deverão constar, exclusivamente, os textos citados, em ordem alfabética pelo nome do autor, seguindo as normas da ABNT NBR 6023 e 10520. Deverá ser adotado o mesmo padrão em todas as referências: logo após o sobrenome, que será grafado em maiúsculas, apresentar o nome completo ou apenas as iniciais, sem misturar os dois tipos de registro (FREIRE, Paulo ou FREIRE, P.).

11.1 Use negrito somente no título principal da obra, não no subtítulo.

11.2 As fontes primárias deverão constar na lista de referências, obedecendo as regras de referências.


Exemplos de referências mais recorrentes:
Livros:
SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano. 
Capítulos de Livros:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano. p. xx-yy. (página inicial - final).
Artigos em periódicos:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Periódico, Cidade: Editora, v. ___, n. ___, p. xx-yy (página inicial - final), mês abreviado. ano.
Textos de publicações em eventos:
SOBRENOME, Nome. Título. In: NOME DO EVENTO, número da edição do evento, ano em que o evento ocorreu, cidade de realização do evento. Título dos Anais. Cidade: Editora, ano. p. xx-yy (página inicial - final).
Teses / Dissertações:
SOBRENOME, Nome. Título da D/T. Ano. Dissertação/Tese (Mestrado em.../Doutorado em...) – Nome do Programa de Pós Graduação ou Faculdade, Nome da IES, Cidade, Ano.
Sites:
[Informações variáveis]. Disponível em: . Acesso em: dd. mm. aaaa.

12. O NOME DO AUTOR (A) NÃO PODERÁ CONSTAR NO TEXTO E DEVE SER REMOVIDO DAS PROPRIEDADES DO ARQUIVO.


13. O autor(a) poderá indicar fonte/s de financiamento da pesquisa nas informações para os editores, no momento da submissão.


14. A redação do texto deve obedecer o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2008 e o texto deve ser separado em Considerações iniciais, Desenvolvimento (dividido conforme necessidade), Considerações finais e Referências. Reiteramos: não usar introdução e conclusão, nem Referências bibliográficas, mas Considerações iniciais e Considerações finais e Referências.


15. Cabe ao autor(a) fazer as revisões das normas, ortográfica e gramatical do texto antes da submissão. Sob pena de ter sua submissão inviabilizada.


16. O uso de itálico deverá se limitar aos estrangeirismos e aos títulos de obras. Não deverá ser utilizado negrito ou sublinhado no texto e nas notas, apenas nos títulos, subtítulos (incluindo os de resumo e palavras-chave e suas traduções).


17. Os Editores poderão recusar o texto, antes mesmo de designar os avaliadores, quando as diretrizes detalhadas aqui não forem observadas.


18. Caso seja necessário, os editores da revista se reservam o direito de alterar aspectos formais do texto, como espaçamento, negrito, itálico etc., para que a revista mantenha um padrão de normas e gráfico homogêneo.

 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.