Sobre a Revista

A Revista Semina - Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF é um periódico semestral (a partir de 2025), editado por discentes do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (Mestrado e Doutorado). A revista tem como missão divulgar trabalhos na área de História e Ciências Sociais, publicando, após processo de avaliação entre pares, contribuições inéditas de resultados de pesquisas em sua perspectiva histórica e em suas diversas inter-relações. No Qualis Periódicos/Capes do quadriênio 2017-2020, na área de História, está classificada no estrato B2.

ISSN: 1677-1001

 

Foco e Escopo

A Revista Semina - Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF é um periódico científico na área de História, vinculado aos discentes (mestrandos e doutorandos) do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF).

A Semina tem periodicidade semestral e destina-se a divulgar, em forma de publicações inéditas, resultados de pesquisas realizadas por discentes graduados, de pós-graduação e pesquisadores da área de História e afins com titulação mínima de graduado, que possuam vínculo com instituições de ensino superior (exceção de doutorandos do PPGH UPF).

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todas as submissões são preliminarmente consideradas pelo editor-chefe. Após esta avaliação inicial, as contribuições adequadas ao escopo, foco e às normas da Semina são objeto de, no mínimo, uma rodada de avaliação duplo-cega feita pelos pares. Os avaliadores/pareceristas ad hoc são selecionados em razão de seu conhecimento e experiência e podem incluir professores/pesquisadores vinculados à Universidade de Passo Fundo e à revista Semina ou a outras instituições do Brasil e do exterior.
Em caso de controvérsia entre os pareceristas será designado um terceiro para realizar a avaliação.
Os pareceres podem indicar a publicação imediata, publicação com adequações obrigatórias ou recusa.
Os autores serão informados do parecer e devem, caso existirem, realizar as adequações apontadas pelos pareceristas.
O prazo médio entre a recepção do artigo e a informação do parecer é de três meses.
Caso o artigo seja aceito este será publicado conforme datas estipuladas para os volumes.

 

Periodicidade

A partir de 2025 a revista será semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Cadastre-se e receba, gratuitamente, as informações sobre as últimas publicações.

Divulgue a Revista Semina!

 

Taxas para submissão e publicação de textos

A Revista Semina - Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. 

 

Indexadores

A Semina está indexada em: 


Bases de Dados:

Sumários Diadorin (IBICT)
http://www.sumarios.org/

The History Journals Guide
http://www.history-journals.de

Diretórios:

LivRe
https://portalnuclear.cnen.gov.br/livre/Inicial.asp

Latindex
http://www.latindex.org

Miguilim

https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/3566


Portais:

Portal de Periódicos da Capes
http://www-periodicos-capes-gov-br.ez116.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_phome&Itemid=68&

 

Histórico do periódico

A Semina - Revista dos Pós-Graduandos em História da Universidade de Passo Fundo, teve sua primeira publicação no ano de 2001, quando os alunos da primeira turma do Mestrado em História do PPGH-UPF, que iniciaram em 1999, terminavam seus trabalhos de dissertação. A intenção era a divulgação dos trabalhos dos mestrandos, sendo que no decorrer do curso estes produziam seus artigos científicos e eram incentivados a publicá-los. Assim, a Semina vinha ao encontro dos objetivos dos discentes e também do Programa de Pós-Graduação.

A denominação escolhida para a revista, “Semina”, é uma alusão a tudo o que diz respeito à região e ao regional. A escolha possibilita a relação do título da revista com os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, tendo em vista a área de concentração do programa, História Regional e Fronteiras, bem como abre um amplo leque de possibilidades, uma vez que a alusão ao regional não implica em escrever uma história do local e sim, a um conjunto de análises que se vinculam a diversos níveis além, como o estadual, nacional ou internacional.

Durante o período de seu lançamento em 2001, até o ano de 2006, a revista Semina foi publicada em edição impressa. Posteriormente, passou a ter sua edição de forma on-line. As publicações feitas on-line possibilitaram maior alcance do público ao conteúdo da revista, sendo que em suas primeiras publicações impressas, as tiragens não ultrapassavam os 250 exemplares, o que demonstra uma limitação no acesso às contribuições veiculadas através do periódico.  

No ano de 2013, a revista foi cadastrada no SEER - Sistema de Eletrônico de Editoração de Revistas. Os artigos são submetidos on-line, o processo de avaliação é feito às cegas entre pares, possibilitando facilidade e transparência durante o decurso da avaliação e publicação.

A partir de 2015, a revista Semina tornou-se semestral, e em 2020 quadrimestral, adotando em cada número uma temática para a composição de um dossiê, ampliando e qualificando as edições. Em decisão de 2025, a Revista Semina retornou às publicações semestrais.