O ENSINO DE TERMODINÂMICA A PARTIR DE PESQUISAS EM FERRAMENTAS DA INTERNET
DOI:
https://doi.org/10.5335/ciatec.v9i2.7698Resumo
Apresentam-se neste texto os resultados de uma investigação que buscou perceber as potencialidades de um estudo através de um blog e pesquisa livre na internet para a aprendizagem dos conceitos básicos de Termodinâmica. Participaram da pesquisa seis estudantes da segunda série do Ensino Médio de um município do interior do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa desenvolvida separou os estudantes em dois grupos, sendo que um desses grupos deveria responder a questões pré-determinadas através de pesquisas realizadas livremente na internet, enquanto os componentes do outro grupo precisavam responder às mesmas questões com consulta somente a um blog específico. Os dados foram coletados através dos comentários efetuados pelos participantes num arquivo do Google Drive e através de entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos estudantes participantes. Os resultados demonstram que os participantes dos dois grupos demonstraram indícios de aprendizagem dos conceitos básicos de Termodinâmica e que aprovaram a dinâmica proposta.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-01-2018
Como Citar
Mazaro, S. B., & Darroz, L. M. (2018). O ENSINO DE TERMODINÂMICA A PARTIR DE PESQUISAS EM FERRAMENTAS DA INTERNET. Revista CIATEC-UPF, 9(2), 74-83. https://doi.org/10.5335/ciatec.v9i2.7698
Edição
Seção
Artigos Sobre Ensino de Ciências e Tecnologias
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.