O ENSINO DE TERMODINÂMICA A PARTIR DE PESQUISAS EM FERRAMENTAS DA INTERNET

Autores

  • Simone Bonora Mazaro PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UPF
  • Luiz Marcelo Darroz PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

DOI:

https://doi.org/10.5335/ciatec.v9i2.7698

Resumo

Apresentam-se neste texto os resultados de uma investigação que buscou perceber as potencialidades de um estudo através de um blog e pesquisa livre na internet para a aprendizagem dos conceitos básicos de Termodinâmica. Participaram da pesquisa seis estudantes da segunda série do Ensino Médio de um município do interior do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa desenvolvida separou os estudantes em dois grupos, sendo que um desses grupos deveria responder a questões pré-determinadas através de pesquisas realizadas livremente na internet, enquanto os componentes do outro grupo precisavam responder às mesmas questões com consulta somente a um blog específico. Os dados foram coletados através dos comentários efetuados pelos participantes num arquivo do Google Drive e através de entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos estudantes participantes. Os resultados demonstram que os participantes dos dois grupos demonstraram indícios de aprendizagem dos conceitos básicos de Termodinâmica e que aprovaram a dinâmica proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Bonora Mazaro, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UPF

MESTRANDA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.

Luiz Marcelo Darroz, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

LICENCIADO EM MATEMÁTICA - UPF LICENCIADO EM FÍSICA - UFSM ESPECIALISTA EM FÍSICA - UPF MESTRE EM ENSINO DE FÍSICA - UFSM DOUTOR EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - UFRGS

Downloads

Publicado

12-01-2018

Como Citar

Mazaro, S. B., & Darroz, L. M. (2018). O ENSINO DE TERMODINÂMICA A PARTIR DE PESQUISAS EM FERRAMENTAS DA INTERNET. Revista CIATEC-UPF, 9(2), 74-83. https://doi.org/10.5335/ciatec.v9i2.7698

Edição

Seção

Artigos Sobre Ensino de Ciências e Tecnologias