A INFLUÊNCIA DA SOBRECARGA NOS PAVIMENTOS E A IMPORTÂNCIA DA FISCALIZAÇÃO DE PESAGEM VEICULAR NAS RODOVIAS BRASILEIRAS

Autores

  • Rodrigo André Klamt Professor Mestre do Curso de Engenharia Civil da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Frederico Westphalen/RS
  • Luciano Pivoto Specht Professor Doutor da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Jaelson Budny Professor Mestre da Universidade Federal do Pampa, Campus de Alegrete/RS
  • Luciéle da Silva Knierim Engenheira Civil pela Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete

DOI:

https://doi.org/10.5335/ciatec.v9i2.7569

Resumo

O Brasil tem passado por um processo de crescimento acelerado da frota de veículos que, por consequência, traz danos negativos a sua infraestrutura rodoviária. Em consequência da matriz de transportes ser altamente dependente do sistema rodoviário os pavimentos do país estão em estado de conservação precário. Além disso, o excesso de peso, e consequente degradação das rodovias, vêm do descaso e falta de fiscalização de carga rodoviária. Buscou-se neste artigo discutir sobre a influência da sobrecarga dos veículos comerciais nos pavimentos e da importância da fiscalização de cargas rodoviárias no país, além de mostrar a importância da caracterização discreta do tráfego pelos sistemas de pesagem em movimento (WIM). Fica evidente que o conhecimento das cargas atuantes é essencial para subsidiar projetos de implantação e restauração de pavimentos em nossa malha rodoviária. Além disso, foi possível verificar que o sistema de balanças de pesagem veicular no país está falho, no entanto, o incentivo a implantação de balanças é válido, pois as mesmas induzem, indiretamente, a legalidade de cargas nas rodovias. Ainda, a pesquisa proporcionou numerar as vantagens do sistema de pesagem em movimento, de modo a obter dados de cargas nas rodovias do país, fazendo com que se possa dimensionar o pavimento para a real solicitação a qual o pavimento será submetido, minimizando a degradação precoce e maximizando os recursos investidos.

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Biografia do Autor

Rodrigo André Klamt, Professor Mestre do Curso de Engenharia Civil da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Frederico Westphalen/RS

Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharias e Ciência da Computação.

Luciano Pivoto Specht, Professor Doutor da Universidade Federal de Santa Maria.

Departamento de Transportes e Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Jaelson Budny, Professor Mestre da Universidade Federal do Pampa, Campus de Alegrete/RS

Curso de Engenharia Civil

Luciéle da Silva Knierim, Engenheira Civil pela Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete

Engenharia Civil

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Publicado

11-12-2017

Como Citar

Klamt, R. A., Specht, L. P., Budny, J., & Knierim, L. da S. (2017). A INFLUÊNCIA DA SOBRECARGA NOS PAVIMENTOS E A IMPORTÂNCIA DA FISCALIZAÇÃO DE PESAGEM VEICULAR NAS RODOVIAS BRASILEIRAS. Revista CIATEC-UPF, 9(2), 52-65. https://doi.org/10.5335/ciatec.v9i2.7569

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa nas Áreas de Ciências e Tecnologias