AS FORMAS DE COMPREENSÃO DE FRONTEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE TABATINGA – AM

Autores

  • Wendell Teles de Lima Universidade do Estado do Amazonas
  • Ana Maria Oliveira
  • Marcos Mendonça Dantas

DOI:

https://doi.org/10.5335/ciatec.v9i2.6599

Resumo

A formação dos Estados Nacionais é parte integrante da Sociedade Moderna que tem como fruto social a burguesia. Foi necessário um conjunto de fatores para seu estabelecimento e aceitação de uma nova organização social estabelecida à luz do pensamento burguês, ou seja, o que estava em jogo era uma nova forma de construção do espaço geográfico, as ideologias geográficas foram estabelecidas nesse sentido, para a propagação das ideias burguesas e dos Estados Nacionais como entidades únicas de compreensão e de organização espacial foi importante à institucionalização de várias diretrizes, nessa perspectiva temos o surgimento da ciência geográfica no Século XIX, o estabelecimento de cátedras e por sua vez o aparecimento da Geografia Escolar. A fronteira aparece como elemento primordial na constituição do território nacional e sua ideologização far-se-á por elementos instituídos pela pratica escolar através das praticas em sala de aula que tem como transmissor o livro didático.

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Biografia do Autor

Wendell Teles de Lima, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Geografia Mestre em Geografia Especialista em Turismo e Gestão Territorial Bacharel em Geografia Graduado em Geografia

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Publicado

12-01-2018

Como Citar

de Lima, W. T., Oliveira, A. M., & Dantas, M. M. (2018). AS FORMAS DE COMPREENSÃO DE FRONTEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE TABATINGA – AM. Revista CIATEC-UPF, 9(2), 66-73. https://doi.org/10.5335/ciatec.v9i2.6599

Edição

Seção

Artigos Sobre Ensino de Ciências e Tecnologias