Avaliação por competências dos secretários que atuam numa instituição de ensino superior pública de Pernambuco

  • Maria Carolina dos Santos Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Pamela Eduarda de Araújo Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Maria do Céu de Sena Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Palavras-chave: Competências, Ensino Superior, Secretário Executivo

Resumo

A busca pelo desenvolvimento das competências tem sido objeto de pesquisa da academia e das organizações. Por isso, a problemática deste estudo questiona quais são as competências dos secretários executivos à luz do eixo das competências humanas. Para tanto, objetiva analisar, com base no modelo da avaliação por competências, os profissionais que atuam como secretários executivos numa instituição de ensino superior pública de Pernambuco. A avaliação por competências tem sido muito utilizada nas organizações, o modelo permite avaliar o profissional a partir dos eixos do conhecimento, da habilidade e da atitude (CHA). Foi realizada uma pesquisa de campo de caráter exploratório. A amostra foi composta de 27 profissionais que atuam como secretários executivos. Os dados coletados foram submetidos às análises quantitativas. Considerando o eixo das competências na dimensão do conhecimento, os resultados indicaram que apenas 11% dos entrevistados possuem formação acadêmica em secretariado, ou seja, 89% atuam como secretários sem essa formação curricular; na dimensão das habilidades, cerca de 90% foram favoráveis quanto à organização de tarefas, materiais e documentos; na dimensão da atitude, 92% consideram que trabalham com ética e mantêm posturas profissionais adequadas no ambiente de trabalho.

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Biografia do Autor

Maria Carolina dos Santos Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
GRADUADA NO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO NA UFPE.
Pamela Eduarda de Araújo Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
GRADUANDA NO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO NA UFPE.
Maria do Céu de Sena Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Mestre em Administração pela UFRPE (2014), Especialista em Planejamento e Gestão Organizacional pela UPE (2006), Graduada em Secretariado Executivo pela UFPE (1999). Professora Substituta da Universidade Federal de Pernambuco. Atua também como Professora na Universidade Salgado de Oliveira e como Professora Tutora de Educação a distância pela UFRPE. Realizou atividades como Coordenadora de Operações na empresa Contax. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Gestão de Pessoas, Call Center e Estratégia Empresarial. Desenvolve pesquisas nas áreas de Gestão por Competências e Gestão Secretarial. Sócia da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC).
Publicado
2019-04-08
Como Citar
Silva, M. C., de Araújo Silva, P., & Moura, M. do C. (2019). Avaliação por competências dos secretários que atuam numa instituição de ensino superior pública de Pernambuco. Secretariado Executivo Em Revist@, 15(1), 5-20. https://doi.org/10.5335/ser.v15i1.8436
Seção
Artigos