Desenvolvimento da competência para a gestão de conflitos: análise a partir dos currículos dos cursos em instituições de ensino superior público federal

Carine Bellettini Scheffer, Katia Denise Moreira, Cibele Barsalini Martins, Dilciomar Junior Baldin

Resumo


Diante da real evolução da carreira secretarial, durante a qual se observa que o profissional se reinventou e passou a dominar diversas atividades organizacionais, inclusive, no plano estratégico e que dentre elas, está a gestão de conflitos, este estudo tem como objetivo, verificar se os currículos dos cursos de graduação em Secretariado Executivo das Instituições de Ensino Federal apresentam elementos que indiquem o desenvolvimento das competências para a gestão de conflitos. Em termos metodológicos, esta pesquisa optou pela abordagem qualitativa, de natureza básica e descritiva quanto aos objetivos. No que se refere à coleta de dados, selecionou-se, a partir do critério de nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, Instituições de Ensino Superior Público Federal, que ofertam o curso de graduação em secretariado e quanto às técnicas aplicadas utilizou-se a bibliográfica e documental. Depois de confirmada a necessidade do desenvolvimento de competências para a gestão de conflitos, com base nos marcos legais da profissão secretarial, identificou-se que os cursos de graduação, avaliados durante a pesquisa, apresentam elementos, em seus currículos, que oferecem a possibilidade de desenvolvimento da gestão de conflitos aos graduandos.

Palavras-chave


Secretariado Executivo. Gestão de Conflitos. Competência.

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DOI: https://doi.org/10.5335/ser.v13i0.8102