Inteligências múltiplas: um estudo no Curso de Secretariado Executivo da Universidade de Passo Fundo/RS

  • Caroline de Fátima Matiello Vaz Universidade de Passo Fundo
  • Patrícia Stafusa Sala Battisti
  • Keila Raquel Wenningkamp
  • Luana Pereira de França
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Inteligências Múltiplas. Secretariado Executivo.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar as inteligências múltiplas dos acadêmicos e docentes do curso de Secretariado Executivo (SEC) da Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul, para sugerir ações de ensino-aprendizagem que possam contribuir para melhorar o desempenho acadêmico no curso. A principal justificativa do estudo é sua colaboração pedagógica para o curso, na medida em que repensa o processo de ensino-aprendizado do curso de Secretariado Executivo da UPF, no intuito de colaborar com sugestões para seu aprimoramento, a partir, principalmente das teorias de Gardner (1994, 1995). Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo foi definido como quantitativo-qualitativo de caráter descritivo, cuja coleta de dados foi realizada a partir de questionários com perguntas fechadas. Os principais resultados encontrados demonstram que as inteligências mais desenvolvidas pelos acadêmicos são: interpessoal, intrapessoal e musical; e as menos desenvolvidas são: lógico-matemática e espacial. No que tange à análise dos docentes, as inteligências mais desenvolvidas são: linguística, interpessoal e intrapessoal; e as menos desenvolvidas são a naturalista e a lógico-matemática. Com base nisso, foram sugeridas ações de ensino-aprendizado que possam fortalecer as inteligências que já são bem desenvolvidas por acadêmicos e docentes, assim como aquelas que precisam de melhoria.

Biografia do Autor

Caroline de Fátima Matiello Vaz, Universidade de Passo Fundo
Mestre em Educação (UPF). Especialista em Assessoria Executiva (UPF). Graduada em Secretariado Executivo Bilíngue (UPF). Professora do curso de Secretariado Executivo na UPF.
Publicado
2018-05-05
Como Citar
Matiello Vaz, C., Battisti, P., Wenningkamp, K., & França, L. (2018). Inteligências múltiplas: um estudo no Curso de Secretariado Executivo da Universidade de Passo Fundo/RS. Secretariado Executivo Em Revist@, 13, 123-142. https://doi.org/10.5335/ser.v13i0.8098
Seção
Artigos