Estratégias promocionais desenvolvidas para a empresa Pão Caseiro de Assis Chateaubriand – PR

Luana Pereira de França, Keila Raquel Wenningkamp

Resumo


Este estudo teve por objetivo desenvolver estratégias promocionais para a empresa Pão Caseiro, de Assis Chateaubriand-PR, a fim de conquistar novos clientes, bem como obter maior satisfação e fidelização dos atuais. Para tanto, em termos metodológicos, este trabalho se caracterizou como um estudo de caso de abordagem quantitativa. Em relação à coleta de dados, essa se deu a partir da aplicação de dois questionários: um interno, para os clientes da Pão Caseiro; e um externo, para a população de Assis Chateaubriand-PR. Em face aos resultados obtidos, foi possível perceber a existência de aspectos positivos como, por exemplo, a favorável avaliação sobre a qualidade de seus produtos e serviços, mas, também de fatores que podem ser melhorados na empresa Pão Caseiro, como a necessidade da empresa investir em novas ferramentas promocionais, que ainda são desconhecidas pela população, como a degustação e a amostra, o que pode favorecer conquista de novos clientes. Diante disso, desenvolveram-se estratégias promocionais para a Pão Caseiro, destacando-se a criação de panfleto e cartão de visita, divulgação em rádio e na internet, treinamento sobre qualidade no atendimento, entre outras ações que podem proporcionar benefícios no que se refere a conquista, satisfação e fidelização de clientes.

Palavras-chave


Estratégias promocionais. Marketing. Satisfação de clientes.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5335/ser.v13i0.8092