A atuação do secretário executivo na gestão de eventos

Marinez Aparecida Roque, Loiva Maria Vidal Medeiros

Resumo


Este artigo teve como objetivo aprofundar o estudo teórico sobre a atuação do profissional de Secretariado Executivo na gestão de eventos, identificar se as empresas têm feito uso dessa gestão como forma de divulgar sua marca/produtos e se os secretários executivos se utilizam das técnicas da gestão bem como das normas de cerimonial, protocolo e etiqueta. Para o referencial, foi pesquisada a evolução da profissão bem como os conceitos relacionados a eventos e suas fases, normas de cerimonial, protocolo e etiqueta. Finalmente, pesquisou-se a atuação do profissional de Secretariado Executivo como gestor de eventos. Para atingir esse propósito, a abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter descritivo. Os dados primários foram coletados por meio da aplicação de um questionário. A população alvo deste estudo é composta por 31 estudantes e profissionais de Secretariado Executivo, que atuam em diversos segmentos na região metropolitana de Porto Alegre, RS. Os resultados
demonstraram que as empresas vêm fazendo uso dos eventos como forma de divulgação de sua marca/produtos, e o profissional de Secretariado Executivo tem atuado como gestor de eventos, fazendo uso de técnicas de gestão e das normas de protocolo, cerimonial e etiqueta, sendo valorizado nesta atuação.

Palavras-chave


Secretario Executivo; Gestão; Gestão de Eventos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5335/ser.v12i0.6429