Participação do curso de Secretariado Executivo no Enade: uma análise sob o desempenho dos acadêmicos das IES públicas do estado do Paraná

Fabiana Regina Veloso Bíscoli, Ednilse Maria Willers, Fernanda Cristina Sanches

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar, comparativamente, o desempenho obtido nos componentes gerais e específicos da prova respondida pelos alunos do curso de Secretariado Executivo, nível bacharelado, das instituições de ensino superior (IES) estaduais do estado do Paraná, que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), nas edições de 2006, 2009 e 2012, a partir dos Relatórios de Curso gerados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa teve caráter qualitativo, uma vez que analisou descritivamente os dados, a partir dos indicativos individuais de cada IES. Observou-se que nem todos os objetivos propostos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) via Enade são reconhecidos pelos estudantes, os quais se sentem desmotivados a participar das avaliações. No entanto, percebeu-se que há resultados positivos, como a percepção por parte dos estudantes de que os conteúdos gerais e específicos prescritos na Diretriz Curricular Nacional de Secretariado Executivo (DCN) estão sendo trabalhados em sala de aula nas IES pesquisadas.

Palavras-chave


Desempenho de estudantes. Enade. Secretariado Executivo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5335/ser.v12i0.5953