Mapeamento do perfil profissional dos egressos dos cursos de Secretariado Executivo do Brasil

  • Jaqueline Abich Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Ana Eduarda de Almeida Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Ivanete Daga Cielo
  • Fernanda Cristina Sanches Unioeste
Palavras-chave: Atuação profissional. Bacharelado em secretariado. Inserção no mercado

Resumo

A profissão de Secretariado Executivo passou por diversas evoluções desde seu surgimento até os dias atuais. Assim, este estudo apresenta o histórico da profissão e as mudanças que ocorreram no decorrer dos anos, bem como a importância da formação na área. Nesse cenário, este estudo objetivou investigar o perfil profissional dos bacharéis secretários executivos do Brasil. Diante disso, buscou investigar a seguinte problemática: de que maneira a formação em nível de graduação em Secretariado Executivo reflete na atuação profissional dos egressos? Ao responder a problemática, percebe-se a relevância do estudo, visto que os resultados poderão levar à compreensão de como a graduação reflete na atuação profissional dos secretários executivos. Para que o estudo se concretizasse, elaborou-se um questionário on-line, que foi enviado por meio de correio eletrônico e das redes sociais Facebook e WhatsApp, para diversos profissionais secretários executivos, egressos oriundos de instituições de ensino de todas as regiões do Brasil, durante os meses de abril e maio de 2019. Os dados coletados foram analisados por meio da análise descritiva, aplicando-se uma abordagem qualitativa. Como principais resultados, constatou-se que o profissional de Secretariado Executivo demonstra ter capacidade de atuar em diversas áreas no mercado de trabalho, apresentando um alto nível de ascensão profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Abich, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
Acadêmica do curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
Ana Eduarda de Almeida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
Acadêmica do curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
Ivanete Daga Cielo
Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Unioeste). Docente do curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Publicado
2021-11-16
Como Citar
Abich, J., Almeida, A., Cielo, I., & Sanches, F. (2021). Mapeamento do perfil profissional dos egressos dos cursos de Secretariado Executivo do Brasil. Secretariado Executivo Em Revist@, 15(2), 246-265. https://doi.org/10.5335/ser.v15i2.10692
Seção
Artigos