Elasticidade-preço da demanda: uma análise do consumo da alface no município de Maceió no período de 2008 a 2013

  • Arcenor Gomes Neto Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • André Maia Gomes Lages Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Jonathan de França Santos
Palavras-chave: elasticidade-preço da demanda, comportamento do consumidor, preferência por alface

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as preferencias do consumidor de Maceió, tendo como ponte de partida a análise da elasticidade-preço da demanda de alface no município no período de 2008 a 2013. Entender esse comportamento é de suma importância para a implementação de políticas que incentivem a produção de alface, pois grande parte da produção está em poder de pequenos agricultores, bem como a importância do seu consumo para a rotina de uma alimentação saudável. A partir de dados disponibilizados pela IDERAL – CEASA foi possível realizar estimativas econométricas a fim de observar como os consumidores se comportam quando o preço da alface sofre um aumento, o que pode ser investigado a partir do conceito de elasticidade-preço da demanda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arcenor Gomes Neto, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Possui Mestrado em economia Aplicada pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL
André Maia Gomes Lages, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Possui doutorado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, atualmente é professor de graduação e mestrado em economia da FEAC/UFAL.
Jonathan de França Santos
Estudante de graduação no curso de ciências econômicas da FEAC/UFAL.
Publicado
2020-09-16
Como Citar
Neto, A., Lages, A., & de França Santos, J. (2020). Elasticidade-preço da demanda: uma análise do consumo da alface no município de Maceió no período de 2008 a 2013. Revista Teoria E Evidência Econômica, 24(51), 251-268. https://doi.org/10.5335/rtee.v24i51.9952