O CONSUMO DE ENERGIA E EMISSÕES DE CO2 NA CADEIA BOVINA DE CORTE BRASILEIRA NO PERIODO DE 2000 A 2014:

UMA ANÁLISE INSUMO-PRODUTO

  • Marco Antonio Montoya Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Eduardo Belisário Finamore universidade de Passo Fundo
  • Luís Antônio Sleimann Bertussi universidade de Passo Fundo
  • Thelmo Vergara Martins Costa universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Cadeia Bovina de Corte. Agronegócio. Energia. Emissões de CO2. Insumo-produto

Resumo

Este artigo, com base nas matrizes energéticas e de emissões desagregadas e compatibilizadas com as matrizes insumo-produto do Brasil, aponta no final do período de 2000 a 2014 que a Cadeia Bovina de Corte foi responsável no agronegócio, por 8,00% do consumo de energia, por 5,50% das Emissões de CO2, por 14,20% do PIB e por 17,60% dos empregos. Os índices de intensidade e produtividade evidenciaram ganhos de eficiência no consumo de energia, uma trajetória de emissões mais limpas no meio ambiente e, um processo de modernização da cadeia dado o aumento da produtividade da mão de obra. Conclui-se, portanto, que a cadeia está conciliando suas atividades de produção com menores externalidades negativas sobre o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Montoya, Universidade de Passo Fundo (UPF)
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Particular Sam Martín de Porres (1985), mestrado em Programa de Pós Graduação Em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor titular da Universidade de Passo Fundo (UPF) na Faculdade de ciências econômicas, administrativas e contábeis (FEAC). Diretor da- Business Soluções Empresariais Ltda. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: insumo-produto, meio ambiente, agronegócio, economia regional e pib.
Publicado
2020-09-16
Como Citar
Montoya, M., Finamore, E., Bertussi, L. A., & Martins Costa, T. (2020). O CONSUMO DE ENERGIA E EMISSÕES DE CO2 NA CADEIA BOVINA DE CORTE BRASILEIRA NO PERIODO DE 2000 A 2014:. Revista Teoria E Evidência Econômica, 24(51), 300-338. https://doi.org/10.5335/rtee.v24i51.9606