Fatores determinantes do comportamento do consumidor em relação aos restaurantes vegetarianos e perspectiva de um restaurante indiano em Cascavel/PR

  • Thiago Pereira de Souza Paetzhold Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN – Campus Cascavel). Acadêmico do Curso de Especialização Lato Sensu em Engenharia Econômica e Análise de Projetos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste – Campus Toledo).
  • Bárbara Françoise Cardoso Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UnioestE – Campus Toledo). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT – Campus Palmas). Bacharel em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (UFV – Campus Viçosa). Pesquisadora RHAE na Fiasul Indústria de Fios.
  • Pery Francisco Assis Shikida Doutor em Economia Aplicada pela ESALq/USP, com pós-doutoramento em Economia pela Fundação Getúlio Vargas – São Paulo. Mestre em Economia Agrária pela ESALQ/USP. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – Campus Belo Horizonte). Professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste – Campus Toledo), no curso de Ciências Econômicas, no Programa de Mestrado em Economia e no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio.

Resumo

Este trabalho tem como objetivos verificar a satisfação do consumidor em relação aos restaurantes vegetarianos existentes na cidade de Cascavel e o comportamento desse perante a inserção de um restaurante indiano na cidade. Nesse sentido, analisam-se os pontos fortes e os fracos, as oportunidades e ameaças existentes no contexto dos restaurantes vegetarianos em Cascavel. Para tanto, foi formulado um questionário cuja aplicação realizou-se por meio de intervenção aleatória com entrevistados nos restaurantes vegetarianos e nas ruas. Os resultados mostraram que o consumidor de Cascavel está satisfeito com o atendimento dos restaurantes vegetarianos da cidade, havendo aprovação de 90% dos entrevistados. Quanto ao comportamento em relação à inserção de um restaurante indiano na cidade, 66% dos entrevistados demonstraram vontade de conhecer a alimentação indiana; e 44% estariam dispostos a pagar entre R$ 10,00 e R$ 15,00 para almoçar e 47% estariam dispostos a pagar entre R$ 25,00 e R$ 50,00 para jantar em um restaurante indiano. As oportunidades encontradas podem suprir os pontos fracos dos restaurantes, caso haja investimentos maiores para ampliação e diversificação, além de divulgação. As ameaças também podem ser minimizadas com mais investimentos em marketing e propaganda, além de mostrar à população os benefícios de uma alimentação saudável. Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Cultura indiana. Vegetarianismo.
Publicado
2018-06-12
Como Citar
de Souza Paetzhold, T., Cardoso, B., & Assis Shikida, P. (2018). Fatores determinantes do comportamento do consumidor em relação aos restaurantes vegetarianos e perspectiva de um restaurante indiano em Cascavel/PR. Revista Teoria E Evidência Econômica, 23(49). https://doi.org/10.5335/rtee.v23i49.8268