Migração e mercado de trabalho: uma comparação dos determinantes da inserção e dos rendimentos entre migrantes e não migrantes do Nordeste

  • Linda Márcia Mendes Delazeri Economista pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Economia Aplicada pelo Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Doutoranda em Economia Aplicada pelo Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora Substituta da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares (UFJF/GV).
  • João Eustáquio de Lima Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Doutor em Economia Rural pela Michigan State University. Professor Titular do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os determinantes da inserção no mercado de trabalho e os determinantes dos salários dos migrantes e não migrantes da região Nordeste do Brasil. Utilizando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do ano de 2013, a estimação foi feita através do modelo Probit e do método de Heckman para a correção da seleção amostral. Os resultados indicaram que fatores como posição na família, nível educacional, faixa etária, cor, setor e formalidade do trabalho são relevantes na determinação da participação no mercado de trabalho e na determinação dos rendimentos auferidos, bem como expressam diferenças e similaridades entre as duas diferentes amostras consideradas na análise. Palavras-chave: Mobilidade geográfica do trabalho; Economia regional; Heckman.
Publicado
2018-06-12
Como Citar
Mendes Delazeri, L., & de Lima, J. (2018). Migração e mercado de trabalho: uma comparação dos determinantes da inserção e dos rendimentos entre migrantes e não migrantes do Nordeste. Revista Teoria E Evidência Econômica, 23(49). https://doi.org/10.5335/rtee.v23i49.8265