Uma análise comparativa da relação entre o comércio exterior e o crescimento econômico do Rio Grande do Sul e o Brasil (2003 - 2015)

  • Divanildo Triches Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Ciana Fontana Triches Universidade do Vale do Rio dos sinos
Palavras-chave: Comércio exterior, crescimento econômico, economia brasileira, estado do Rio Grande do Sul.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre o comércio exterior e o crescimento econômico do Rio Grande do Sul e do Brasil ao longo do período de 2003 a 2015. A metodologia empregada é a análise das estatísticas descritivas de dados secundários extraídos de órgãos governamentais e instituições internacionais. Os resultados mostram que o tamanho da economia do Estado representa em torno de 7% do total do país, desse, o setor de serviços participa com 60%, segmento industrial como, aproximadamente, um quarto. A dinâmica de crescimento econômico foi bastante similar com uma taxa média anual de 2,2%. As exportações nacionais e Gaúchas cresceram, média anual, de cerca de 8% e as importações nacionais se elevaram quatro pontos percentuais acima do RS. A correlação é mais alta foi verificada entre a taxa de crescimento do produto e aumento das exportações, com um coeficiente 0,72 do Rio Grande do Sul e 0,86 do Brasil. A taxa de câmbio real apresentou uma baixa correlação como com a exportações, além de exibir sinal contrário do esperado. Assim, ao longo do período de 2003 a 2015, o que mais tendeu a influenciar o comércio externo foi os preços internacionais dos produtos comercializados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Divanildo Triches, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Mestrado em Economia Integração econômica
Publicado
2021-02-09
Como Citar
Triches, D., & Triches, C. (2021). Uma análise comparativa da relação entre o comércio exterior e o crescimento econômico do Rio Grande do Sul e o Brasil (2003 - 2015). Revista Teoria E Evidência Econômica, 25(52), 7-28. https://doi.org/10.5335/rtee.v25i52.10381