http://seer.upf.br/index.php/rsaee/issue/feed Revista Sul-americana de Engenharia Estrutural 2018-12-30T15:16:05-02:00 Zacarias M. Chamberlain zacarias@upf.br Open Journal Systems <p>A Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural é uma publicação quadrimestral da Associação Sul-Americana de Engenharia Estrutural, cujo objetivo é a divulgação de artigos inéditos de pesquisa e desenvolvimento que representem contribuição efetiva para a área do conhecimento, bem como de temas de interesse do engenheiro estrutural, desenvolvidos em especial na Ibero-América.&lt;br&gt;&lt;br&gt;</p> <p>A revista é de acesso aberto ( open Journal) e não cobra taxas de publicação ou edição.</p> http://seer.upf.br/index.php/rsaee/article/view/8346 Análise comparativa de dimensionamento otimizado de blocos de concreto sobre estacas de concreto 2018-12-09T00:57:46-02:00 Thiago Tononi Turini thiagoturini99@gmail.com Matheus Abreu Kerkoff mkerkoff1@gmail.com Lucas Fadini Favarato lucasffavarato@gmail.com Élcio Cassimiro Alves elcio.calves1@gmail.com Acley Gabriel Thomaz acley@vertiko.com.br <p>O presente trabalho propõe um estudo comparativo do resultado do problema de otimização de blocos de concreto sobre estacas, através do método dos pontos interiores, sendo analisadas as tensões limites nas estacas e no pilar conforme as normas ABNT NBR 6118:2014, ACI (2011), EHE (2008).Além das dimensões dos blocos, seção de aço e da resistência à compressão do concreto, o número de estacas para o projeto final será verificado como variável de projeto no problema de otimização. Exemplos numéricos de blocos de 2 a 6 estacas com os resultados da otimização serão apresentados para demonstrar a aplicabilidade da formulação. Por fim, fez-se uma análise da melhor solução, de modo que o melhor projeto seja escolhido.</p> 2018-12-09T00:49:37-02:00 ##submission.copyrightStatement## http://seer.upf.br/index.php/rsaee/article/view/7889 ECONOMIC VIABILITY OF THERMO-STRUCTURAL INTEGRATED SYSTEM IN THE SARA SUB-ORBITAL PLATFORM 2018-12-09T02:04:28-02:00 Newton Galvão de Campos Leite ngcleite@yahoo.com.br F. M. Monticeli monticeli@fat.uerj.br L. H. Coutinho Jr. coutinho@fat.uerj.br P. N. Linhares linhares@fat.uerj.br Humberto Araujo Machado humbaman@uol.com.br <p>Space and suborbital vehicles reach high speeds while flying in the atmosphere, which results in aerodynamic heating and structural loads due the dynamic pressure on the surface. High resistance materials are employed to support such requirements, increasing the spacecraft weight and launching costs. The use of an integrated thermal structural protection (TISSC) was proposed, in order to improve the overall performance, resulting in a significant reduction in weight and cost and increasing the life cycle of the vehicle. This work is aimed in analyzing the economic viability of these structures, applied to the SARA suborbital platform, which is being developed by IAE (Institute of Aeronautics and Space) for experiments in micro-gravity environment. Possible combinations of materials to be employed, including their cost and manufacturability, were analyzed, concluding that the use of this system represents an advantage when compared to the conventional thermal protection system.</p> 2018-12-09T00:00:00-02:00 ##submission.copyrightStatement## http://seer.upf.br/index.php/rsaee/article/view/7923 Dimensionamento ótimo e análise dos modos de colapso de vigas alveolares de aço 2018-12-16T15:34:46-02:00 Elcio Cassimiro Alves elcio.calves1@gmail.com Gabriela Lubke gabrielalubk@gmail.com As vigas de aço com aberturas na alma são elementos estruturais obtidos a partir do corte de um determinado perfil e soldando as partes na sequência. Como resultado deste processo, obtém-se um novo elemento com a sua capacidade de resistência aumentada em relação a original. Essas aberturas, juntamente com o aumento da altura útil do perfil, tornam-se esse tipo de viga suscetível a novas formas de colapso. O objetivo deste trabalho é apresentar a formulação, bem como o sistema desenvolvido para o dimensionamento otimizado de vigas alveolares de aço. O sistema foi desenvolvido na plataforma do Matlab. Exemplos numéricos são apresentados para validar a formulação. Uma análise comparativa é feita para mostrar a diferentes soluções para os diferentes padrões de vigas alveolares bem como apontar a melhor solução e uma análise nos modos de colapso preponderante para os problemas analisados é apresentado. Os resultados apontam que uma solução mellhor pode ser obtida quando as técnicas de otimização são aplicadas para o problema 2018-12-16T15:34:46-02:00 ##submission.copyrightStatement## http://seer.upf.br/index.php/rsaee/article/view/8792 Dimensionamento via Método da Resistência Direta de colunas em aço inoxidável de parede fina sob falha distorcional 2018-12-30T15:16:05-02:00 João Fernando Martins Paixão joaofernando.paixao@hotmail.com Alexandre Landesmann alandes@coc.ufrj.br <p>Este trabalho apresenta um estudo numérico-computacional via <em>MEF</em> do comportamento estrutural de flambagem, pós-flambagem (elástica e elasto-plástica) e resistência última de colunas constituídas por perfis <em>U</em> enrijecido em aços inoxidáveis austenítico (<em>304</em>) e ferrítico (<em>430</em>) submetidos à compressão uniaxial centrada e modo de falha distorcional. Tais análises têm por objetivo avaliar a aplicabilidade do Método da Resistência Direta (<em>MRD</em>), segundo as especificações existentes para o dimensionamento destes elementos. Inicialmente, descrevem-se os critérios adotados para a seleção das colunas segundo a Teoria Generalizada de Vigas (<em>GBT</em>), com emprego do programa de livre acesso <em>GBTul</em>, para duas condições de apoio, que diferem principalmente quanto ao empenamento, podendo ser livre ou impedido e diferentes dimensões de seção-transversal. Após validação do modelo numérico proposto, segundo comparação entre forças críticas e últimas obtidas neste trabalho com semelhantes disponibilizadas na literatura, o presente trabalho apresenta e avalia resultados obtidos de um estudo paramétrico proposto, abrangendo 320 colunas, com uma vasta gama de esbeltez distorcional, sendo comparados suas resistências últimas com previsões disponíveis segundo o <em>MRD</em>.</p> 2018-12-16T00:00:00-02:00 ##submission.copyrightStatement##