ESTUDO DA RIGIDEZ ROTACIONAL DE VIGAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO CONTÍNUAS COM LAJES DE CONCRETO ARMADO

  • Mateus Zimmer Dietrich Universidade Federal do Espírito Santo
  • adenilcia fernanda grobério calenzani Universidade Federal do Espírito Santo
  • Janaína Pena Soares Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais Faesa
  • Ricardo Hallal Fakury Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Nas vigas mistas de aço e concreto contínuas, nas regiões de momento negativo, deve ser verificado o estado limite último de flambagem lateral com distorção (FLD). A norma brasileira de projeto de estruturas mistas de aço e concreto, ABNT NBR 8800:2008, fornece um procedimento aproximado para verificação desse estado limite com base no comportamento do mecanismo “U” invertido. O momento resistente à FLD é obtido a partir do momento crítico elástico de um modelo analítico constituído pelo perfil de aço e uma mola de rigidez igual à rigidez rotacional da viga mista, que simula o comportamento do mecanismo “U” invertido. Neste trabalho, modelos numéricos foram desenvolvidos, via método dos elementos finitos, para se estudar o comportamento das vigas mistas contínuas de alma plana em regiões de momento negativo, com ênfase na determinação da rigidez rotacional dessas vigas e avaliação do procedimento adotado pela ABNT NBR 8800:2008 para sua obtenção. Foram avaliadas as contribuições das rigidezes rotacionais do perfil de aço com alma plana, da laje maciça em concreto armado e da conexão de cisalhamento, com 1 ou 2 conectores tipo pino com cabeça. Conclusões a respeito dos fatores que influenciam o valor da rigidez rotacional da viga mista foram obtidas.

Biografia do Autor

Mateus Zimmer Dietrich, Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrando da Universidade Federal do Espírito Santo. Dissertação na área de Estruturas Mistas de Aço e Concreto.
adenilcia fernanda grobério calenzani, Universidade Federal do Espírito Santo
Departamento de Engenharia Civil Professora de Estruturas de Aço - UFES Mestrado na área de Análise Dinâmica Estrutural Doutorado em Estruturas na área de Estruturas Mistas de Aço e Concreto
Janaína Pena Soares Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais Faesa
Mestra em Engenharia Civil Doutoranda em Engenharia de Estruturas - UFMG Professora de Estruturas de Aço e Concreto - Faesa E.S.
Ricardo Hallal Fakury, Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Minas Gerais Professor de Estruturas de Aço - UFMG Doutor em Engenharia de Estruturas
Publicado
2017-12-14
Seção
Artigos