Modelos de concepção para estruturas de concreto armado com comportamento não linear obtidos pelo método de bielas e tirantes e otimização topológica

  • Marcela Bruna Braga França Guerra
  • Marcelo Greco Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O modelo de bielas e tirantes é adotado no presente artigo para o dimensionamento de alguns elementos em concreto armado e para regiões em que são observadas modificações geométricas e concentrações de tensões, chamadas regiões “D”. Este modelo permite uma melhor representação do comportamento estrutural e mecanismos de resistência nas estruturas de concreto. No entanto, a escolha do modelo topológico depende da experiência do projetista em compatibilizar o fluxo interno de esforços e a geometria do contorno em relação às condições iniciais a que está sujeito o elemento estrutural. Com isso, há certa dificuldade em se aplicar o método, já que a concepção do modelo apresenta incertezas. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo a aplicação do modelo de bielas e tirantes para elementos estruturais não lineares, juntamente com métodos avançados de otimização topológica. O método de otimização topológica adotado considera a redução da rigidez progressiva de elementos finitos com valores baixos de tensões. As análises realizadas poderão proporcionar ao projetista estrutural melhor entendimento de processos de concepções estruturais, garantindo a segurança e a confiabilidade na resolução de problemas complexos envolvendo o concreto estrutural.

Biografia do Autor

Marcelo Greco, Universidade Federal de Minas Gerais
Trabalha como Professor na Universidade Federal de Minas Gerais vinculado ao Departamento de Engenharia de Estruturas. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil e Mecânica, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos Numéricos, Análise Não Linear, Dinâmica das Estruturas, Mecânica dos Sólidos e Análise Estrutural. Atua como revisor de periódicos nacionais e internacionais desde o ano de 2007, já tendo revisado 43 artigos científicos. Atua ainda como consultor Ad Hoc do CNPq e da CAPES. É autor do livro Resistência dos Materiais: uma abordagem sintética, publicado em 2016 pela Editora Elsevier. Coordena o Laboratório Didático de Disciplinas da Área de Mecânica dos Sólidos (LaDDAMecS) da UFMG - https://drive.google.com/file/d/0Bx2WFuqYB08SbjlNcEZjVVppa2M/view?usp=sharing.
Publicado
2017-07-01
Seção
Artigos