Da democracia no capitalismo ao seu modelo normativo: Da abordagem descritiva de Schumpeter à análise prescritiva de Ferrajoli

  • Daniela Cademartori Universidade La Salle
  • Sergio Cademartori Universidade La Salle
Palavras-chave: Democracia, Ferrajoli, Schumpeter

Resumo

Este artigo revisita o modelo democrático a partir de duas abordagens: aquela descritiva de Schumpeter e, que a redefine a partir da realidade concreta do capitalismo perante a qual o autor se defronta, e a prescritiva de Ferrajoli, que propõe um modelo a partir de suas afinidades com valores e institutos civilizatórios, com vistas à superação dos impasses nos quais essa forma de governo se encontra atualmente. Assim, aborda o conceito descritivo da democracia elaborado por Schumpeter, bem como a redefinição que o mesmo opera sobre aquela. Posteriormente, o artigo dirige sua atenção sobre as Teorias do Direito e da Política elaboradas por Luigi Ferrajoli, para examinar o seu modelo normativo de democracia, a partir das suas conexões com outras categorias. A trajetória metodológica é qualitativa, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica como forma de coleta de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Cademartori, Universidade La Salle
Doutora em Direito pela UFSC. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação da Unilasalle. E-mail: daniela_cademartori@yahoo.com.br.
Sergio Cademartori, Universidade La Salle
Doutor em Direito pela UFSC. Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação da Unilasalle e da UniFG. E-mail: sucademartori@gmail.com.
Publicado
2020-08-31
Como Citar
Cademartori, D., & Cademartori, S. (2020). Da democracia no capitalismo ao seu modelo normativo: Da abordagem descritiva de Schumpeter à análise prescritiva de Ferrajoli. Revista Justiça Do Direito, 34(2), 296-328. https://doi.org/10.5335/rjd.v34i2.11545