Da transnacionalidade financeira de Bretton Woods às moedas digitais

  • Carla Piffer
  • Paulo Márcio Cruz
  • Alessandra Vanessa Teixeira Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
Palavras-chave: Bitcoins, Criptomoedas, Moedas digitais, Soberania, Transnacionalidade financeira

Resumo

Este artigo versa sobre a transnacionalidade financeira a partir do encontro de Breeton Woods e sua evolução até a criação das moedas digitais. Seu objetivo é demostrar que a transnacionalização da moeda evidencia o início de uma nova identidade monetária transnacional, para a qual os Estados, na condição deentes soberanos dotados de poder político e jurídico, não estão preparados. A fim de alcançar tal objetivo, o estudo analisa o surgimento da transnacionalização da economia e sua evolução. Na sequência, aborda-se acriação e o desenvolvimento as moedas, até aquelas criadas na era digital transnacionalizada, com devida ênfase às criptomoedas e aos bitcoins para, ao final, sopesar sobre a relativização da soberania estatal frente o novo paradigma monetário, de caráter transnacional, desterritorializado no universo virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Piffer
Pós-doutora em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UPF), mestre e doutora em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e doutora em Direito Público pela Università degli Studi di Perugia, Itália. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Univali. Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/Capes). E-mail: carlapiffer@univali.br.
Paulo Márcio Cruz
Pós-doutor em Direito do Estado pela Universidade de Alicante, na Espanha, doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Instituições Jurídico-Políticas pela mesma instituição. Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Professor visitante nas universidades de Alicante, na Espanha, e de Perúgia, na Itália. E-mail: pcruz@univali.br.
Alessandra Vanessa Teixeira, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
Doutoranda em Ciência Jurídica – PPCJ – UNIVALI, vinculada à linha de pesquisa “Estado, Transnacionalidade e Sustentabilidade”. Mestre em Direito (UPF). Especialista em Direito Público (IMED). Email: alessandra.sp@hotmail.com
Publicado
2020-04-30
Como Citar
Piffer, C., Cruz, P. M., & Teixeira, A. V. (2020). Da transnacionalidade financeira de Bretton Woods às moedas digitais. Revista Justiça Do Direito, 34(1), 6-28. https://doi.org/10.5335/rjd.v34i1.10996