A sociedade 5.0 como instrumento de promoção dos direitos sociais no Brasil

  • Cristiani Fontanela Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Maria Isabel dos Santos Araújo Silva dos Santos Universidade de Brasília (EPR/FT/UnB)
  • Jaqueline da Silva Albino Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT
Palavras-chave: Direitos sociais, Políticas Públicas, Revolução industrial, Sociedade 5.0

Resumo

Os conceitos de Sociedade 5.0 foram apresentados pelo governo japonês como parte importante de uma política pública em prol da inovação, da economia, do Estado e da sociedade. Este artigo discute a Sociedade 5.0 e seus reflexos na promoção dos Direitos Sociais no Brasil. Tem como objetivos apresentar a evolução da sociedade, relacionando-as com as revoluções industriais; caracterizar a Sociedade 5.0; e apontar os principais aspectos promotores dos direitos sociais trazidos nos conceitos dessa sociedade. Como consequência, demonstra que os pilares da Sociedade 5.0 estão em consonância com os direitos sociais, onde a intervenção do Estado garante os direitos fundamentais, ao implementar ações planejadas, articuladas e reguladas nas políticas públicas e em suas legislações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiani Fontanela, Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Docente do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Coordenadora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da UNOCHAPECÓ. E-mail: cristianifontanela@unochapeco.edu.br.
Maria Isabel dos Santos Araújo Silva dos Santos, Universidade de Brasília (EPR/FT/UnB)
Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Docente no Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (EPR/FT/UnB). Brasília/DF – Brasil. E-mail: isabel.santos@unb.br
Jaqueline da Silva Albino, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT
Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Docente do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFNITUFMT); Advogada Pública da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT. E-mail: jaq.assejur@unemat.br.
Publicado
2020-04-30
Como Citar
Fontanela, C., dos Santos Araújo Silva dos Santos, M. I., & da Silva Albino, J. (2020). A sociedade 5.0 como instrumento de promoção dos direitos sociais no Brasil. Revista Justiça Do Direito, 34(1), 29-56. https://doi.org/10.5335/rjd.v34i1.10904