O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • -A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
    -O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
    URLs para as referências foram informadas quando possível.
    -O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
    -O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista Justiça do Direito - ISSN 1413-7038 é um periódico científico semestral que trabalha com chamada para artigos de "fluxo contínuo" e objetiva promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente em Novos Paradigmas do Direito, área que se apoia em duas linhas de pesquisa: Jurisdição Constitucional e Democracia e Relações Sociais e Dimensões do Poder.

Jurisdição Constitucional e Democracia

A linha de pesquisa Jurisdição Constitucional e Democracia tem por vocação o estudo dos fundamentos da jurisdição constitucional, o papel do Estado na consecução de políticas públicas, o papel do Estado na intervenção da economia e ao atravessamento que o direito público faz nos direitos privados, também sob o prisma de uma teoria dos direitos fundamentais.

Relações Sociais e Dimensões do Poder

A linha de pesquisa Relações Sociais e Dimensões do Poder tem como foco divulgar trabalhos que abordem estudos da democracia no paradigma do Estado Constitucional contemporâneo, com ênfase nas mais diversas questões, como: o pacto federativo; as respectivas garantias negativas e positivas em termos de políticas criminais;, o papel dos novos sujeitos sociais que se inserem nessa nova forma de Estado e de Constituição; e, por fim os sistemas de justiça. É nesses últimos que se vislumbram o processo constitucional como metodologia de garantia dos direitos fundamentais, o problema do acesso à justiça e a solução por meio dos novos paradigmas que proporcionam uma efetiva tutela jurisdicional, sem esquecer as funções essenciais da Justiça e a alternativa de meios de sua realização no Estado de Direito.

Diretrizes para Autores

1. Remessa de textos

1.1 Os artigos e resenhas enviados devem cumprir as presentes diretrizes e serem submetidos diretamente através da página da revista: www.upf.br/seer/index.phd/rjd

1.2 Excepcionalmente, artigos relevantes que já tenham sido publicados podem ser aceitos, desde que concedidas as devidas autorizações, a critério do editor-responsável.

1.3 Os artigos não devem ser encaminhados por e-mail ao(à) editor(a)-responsável da revista.

2. Diretrizes básicas

2.1 A redação do artigo, quando em Idioma portugues, deve estar conforme as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

2.2 A bibliografia do artigo deve ser consistente e mostrar também, sempre que possível, o posicionamento de doutrinadores estrangeiros sobre o tema.

3. Natureza e elementos estruturadores básicos dos artigos

3.1 Em regra (vide 1.1 e 1.2 acima) os artigos deverão ser inéditos, escritos em português, espanhol ou inglês, e atender ao seguinte conteúdo e nesta ordem: título, título em inglês, nome dos autores (com qualificação em nota-de-rodapé), resumo (em português), palavras-chave, abstract, key-words, introdução (não deve vir numerada), desenvolvimento (dividido em itens numerados), considerações finais (não deve vir numerada) e referências das fontes citadas (não numerada e em ordem alfabética).

3.2 Estes tópicos devem estar claramente destacados/especificados ao longo do texto. Os sub-títulos, quando existirem, devem ser concisos e vir claramente indicados.

3.3 Os títulos, títulos das divisões e subdivisões dos textos devem ser escritos em letras minúsculas e em negrito e numerados de forma progressiva.

3.4 O artigo deve ser submetido sem a identificação do(s) autor(es), os quais devem incluir seus dados e biografia, inclusive instituição à qual está ligado, cidade, estado, país, cargo, endereço eletrônico para correspondência (e-mail) pelo sistema eletronico da revista.

3.5 Resumo (Abstract) em português e inglês ou no idioma de origem, ressaltando objetivos, metodologia e síntese das considerações finais (máximo 150 palavras).

3.6 Indicação de no máximo cinco palavras-chave e ou expressões do texto, em português ou no idioma de origem e inglês, que devem refletir as idéias elementares do texto e guiar a pesquisa de terceiros interessados.

3.7 As referências deverão estar em ordem alfabética da primeira letra do Sobrenome do Autor e constar no final dos artigos, de acordo com a ABNT (no artigo o item deve ser denominado “Referências das Fontes Citadas” e não ''Referências Bibliográficas”) e conforme as regras constantes nas presentes diretrizes, em especial itens 8 e 9;

4. Responsabilidade:

Os artigos enviados são de responsabilidade exclusiva dos autores e considera-se implícito a autorização para sua publicação, sendo de inteira responsabilidade dos colaboradores a autoria do conteúdo, bem como opiniões emitidas de quaisquer natureza, sejam elas científica, técnica ou política. O conteúdo dos artigos assinados não reflete a opinião da Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo - Justiça do Direito. Em caso de artigos produzidos por financiamentos relacionados ao trabalho a ser publicado faz-se necessário a indicação da instituição financiadora.

5. Coautoria:

É possível até o máximo de três autores, devendo todos serem identificados conforme especificado no item 3.4 supra. Somente serão aceitos artigos de autores com doutorado em andamento ou concluído.

6. Limite de submissões de artigos:

Cada autor (individualmente ou em coautoria) poderá submeter apenas um artigo por chamada da revista Justiça do Direito;

7. Configurações elementares de estrutura de artigos e resenhas

7.1 letra em Fonte Arial, tamanho 12

7.2 espaço entre linhas: 1,5

7.3 margens de 3 cm

7.4 folha: A4

7.5 editor de texto: Word for windows 6.0 ou posterior

7.6 parágrafo: espaçamento posterior e anterior: 0 ponto

7.7 alinhamento justificado,

7.8 entrada de parágrafo de 1,25 cm;

8. Citações e notas

8.1 As citações textuais pequenas (até três linhas) devem ser inseridas no texto, entre aspas e sem itálico.

8.2 As citações textuais longas (mais de três linhas) devem vir em parágrafo independente, recuado da margem esquerda 4 cm, com Arial 10, e com o espaçamento simples, sem aspas.

8.3 A indicação de autoria deve ser feita em nota-de-rodapé e não em nota-de-fim de artigo (indicar a referência completa da obra na primeira citação e, após, evidenciar apenas nome do autor, o título da obra e o número da página, conforme instruções no item 9 a seguir).

8.4 Não serão aceitos artigos que usem o modo autor-data ou expressões como Op.Cit., Idem e Ibidem.

8.5 O nome das obras deve ser grifado em negrito e não em itálico. 8.6 As notas de rodapé devem ater-se ao mínimo necessário.

8.7 Quando houver tradução do texto: usar “Tradução de Fulano de tal” (e não Trad.).

9. Modelos e exemplos de referências*

9.1 Na 1ª citação: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Tradução de Fulano (se houver) Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação da obra. nº da página. Exemplo de 1ª citação: FAVERO, Altair Alberto. GABOARDI, Ediovani Antônio. Apresentação de Trabalhos Científicos: normas e orientações práticas. 11 ed. Passo Fundo: Editora UPF, 2014, p.25. 2º citação: GABOARDI, Ediovani. Apresentação de Trabalhos Científicos: normas e orientações práticas. p.28.

9.2 De capítulo de livro: SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR DO LIVRO, Prenome (Org.). Título do documento em negrito. Local da Publicação: Editora, ano. p. x-y.

9.3 Citação de monografia, dissertação, tese: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do documento em negrito. Dissertação (Mestrado em __). Faculdade de __. Universidade de __. Local, ano.

9.4 de Artigo de Revista: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome da Revista em negrito, Local da Publicação, v. x, n. x, p. x-y. mês abreviado ano.

9.5 de Artigo de Jornal:

9.5.1 de artigo assinado: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome do Jornal em negrito, Local da Publicação, v. x, n. x, p. x-y. mês abreviado ano. 9.5.2 de artigo não assinado: TÍTULO do artigo com primeira palavra em maiúscula. Nome do Jornal em negrito, Local da Publicação, v. x, n. x, p. x-y. dia mês abreviado ano.

9.6 de Artigo de Revista em meio eletrônico: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome da Revista em negrito, Local. dia mês ano [se houver]. Disponível em: . Acesso em: dia, mês abreviado, ano. 9.7 de Artigo de Jornal em meio eletrônico: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome do Jornal em negrito, Local. dia mês ano. Disponível em: www… Acesso em: dia, mês abreviado, ano. * Fontes: ABNT n. 6023:2003 (Referências), 10520:2002 (Citações), 14724:2002 (Trabalhos acadêmicos);

10. Dimensão dos artigos: Os artigos devem ter no mínimo quinze e no máximo trinta páginas;

11. Dimensão das resenhas: As resenhas devem ter, no mínimo, uma e, no máximo, dez páginas;

12. Notificação do resultado da submissão: Os autores serão notificados sobre o resultado da avaliação de seus artigos ou resenhas através de e-mail.

13. A Revista não aplica a cobrança de taxas ou outros valores para a revisão e/ou publicação de artigos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.