Jeca Tatu, um ilustre opilado: o movimento sanitarista e o combate à ancilostomíase na obra de Monteiro Lobato (Brasil, décadas de 1910-20)

  • Ana Paula Korndörfer Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Palavras-chave: Ancilostomíase, Monteiro Lobato, Movimento sanitarista

Resumo

Ao longo da década de 1910, iniciou-se uma campanha pela reforma da saúde e pelo saneamento rural no Brasil. Uma das principais bandeiras desta campanha era o combate às endemias rurais, como a ancilostomíase. Em um contexto de estreita relação entre o campo literário e a área médica, nossa proposta, neste artigo, é recuperar parte da discussão que aborda os reflexos dos argumentos e propostas dos defensores do movimento sanitarista sobre a obra do escritor Monteiro Lobato, enfocando, no entanto, o combate à ancilostomíase, a partir de uma breve discussão da trajetória de Jeca Tatu, um de seus mais conhecidos personagens.
Publicado
2018-11-14
Como Citar
Korndörfer, A. (2018). Jeca Tatu, um ilustre opilado: o movimento sanitarista e o combate à ancilostomíase na obra de Monteiro Lobato (Brasil, décadas de 1910-20). Revista História: Debates E Tendências, 18(3). https://doi.org/10.5335/hdtv.18n.3.7394