A imagem e suas representações no ensino de história

  • Ademar Firmino Santos Universidade de Passo Fundo

Resumo

Procuramos, neste trabalho, fazer uma reflexão sobre a importância da utilização das imagens no trabalho do historiador, buscando embasamento teórico e referências em autores que fazem a discussão sobre este tipo de documento para mostrar o quanto pode ser produtiva a sua inserção no ensino de história, tendo em vista a produção de conhecimento histórico nos alunos. Torna-se vital refletir sobre os seus conceitos, sua forma de produção e intencionalidade, para permitir que os alunos também o façam entendendo que o documento imagético é produzido por uma determinada sociedade e possui intencionalidades e propósitos a serem averiguados pela análise documental. Palavras-chave: Imagens. Representações. Ensino de história.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-03-31
Como Citar
Santos, A. (2017). A imagem e suas representações no ensino de história. Revista História: Debates E Tendências, 8(1), 163-170. https://doi.org/10.5335/hdtv.8n.1.6884