A revista História, Debates e Tendências abre chamada para 2023:

 

Dossiê “Vinte anos pós “Onze de Setembro”: memórias e narrativas”
V. 23 n. 2 Maio/Ago 2023
Organizadores: Prof. Dr. Cristiano Nicolini (UFG) e Profa. Dra. Loiva Salete Vogt (IFRS)
Envio dos artigos até 30/04/2023
Publicação: Maio/2023

Diversos grupos étnicos fizeram e fazem parte da formação dos Estados Unidos. Porém, um grupo em especial passou a ter maior visibilidade após a destruição das Torres Gêmeas. Islâmicos, descendentes de origem árabe, já estigmatizados pela mídia, passaram a ser vistos com maior desconfiança e apontados como terroristas. Pessoas de origem muçulmana, nascidas em culturas islâmicas do Meio Oeste, Norte da África e Ásia e que viviam nos Estados Unidos foram estigmatizados como possível ameaça à nação americana, o que gerou consequências xenofóbicas catastróficas decorrentes de um trauma cultural. Com base nesse contexto, o presente dossiê temático busca contribuições inéditas relevantes sobre memória, trauma e narrativa que envolvam o Onze de Setembro americano e as suas repercussões pelo mundo. A proposta é refletir sobre como o trauma discursivo gerado a partir do evento passou a ser abordado e/ ou elaborado nas narrativas do período, especialmente envolvendo as fronteiras e conexões entre História, Literatura e Discurso.

 

Dossiê “A Guerra Fria: ontem e hoje”
V. 23 n. 3 Set/Dez 2023
Organizadores: Charles Sidarta Machado Domingos (IFSUL), Douglas Souza Angeli (UEMG) e Ananda Simões Fernandes (AHRS)
Recebimentos de artigos até 31/07/2023
Publicação 01/09/2023
A Guerra Fria foi um momento marcante do século XX. Por aproximadamente 45 anos, a disputa entre Estados Unidos da América (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) mobilizou os povos de todo o globo nos campos da política, da economia, da cultura, da tecnologia e da ideologia. Cada uma das duas superpotências envidava seus melhores recursos para demonstrar que a sua formação social – capitalista no caso dos EUA, socialista na URSS – era mais atraente aos olhos de sua própria sociedade e dos povos que estavam sob suas áreas de influência, mas também na mesma medida aos olhos dos cidadãos do outro lado. De 1945 a 1991, o mundo passou a conviver com o medo sistemático de uma guerra nuclear – algo que parecia adormecido, até a eclosão da Guerra da Ucrânia no inicio de 2022. O conflito no leste da Europa gerou grande interesse sobre as questões da Guerra Fria: a OTAN, a Crise dos Mísseis, o papel desempenhado pela China naquela época, foram temas que reapareceram no noticiário e no debate público mais de 30 anos após o fim da Guerra Fria com a dissolução da União Soviética. Mas outros temas que constituem a Guerra Fria também vêm sendo objeto de curiosidade, interesse e análise: a detonação das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaky, o discurso de Churchill em Fulton, a Doutrina Truman, a ruptura das relações diplomáticas do Brasil com a União Soviética e a proibição do Partido Comunista em nosso país, a Revolução Chinesa, a Guerra da Coreia, o golpe na Guatemala, a Conferência de Bandung, a Revolução Cubana, as lutas de libertação nacional nos continentes africano e asiático, o golpe civil-militar no Brasil, as ditaduras de Segurança Nacional na América Latina, o ano de 1968, as Guerras do Vietnã e do Afeganistão e o fim da URSS, entre tantos outros, vem mobilizando a atenção dos olhares, corações e mentes cada vez mais nos debates e tendências atuais. A Guerra Fria, seja entendida como um conflito, seja percebida como sistema, ou mesmo em uma relação dialética conflito/sistema, foi um período de definição para o mundo em que vivemos hoje. Suas disputas políticas, econômicas, culturais, tecnológicas e sociais não deixam de alimentar as inquietações do presente, principalmente das novas gerações, razão que nos motiva a propor esse dossiê. Desse modo, fazemos o convite para a publicação de textos que se preocupem tanto em compreender o passado quanto em entender os usos sobre o passado no presente.

 

CHAMADA PARA ARTIGOS LIVRES e RESENHAS A revista recebe em FLUXO CONTÍNUO submissões para a seção Artigos Livres e Resenhas.

A revista publica Fontes Comentadas, Entrevistas e Depoimentos eventualmente. Confira as Diretrizes para Autores em http://seer.upf.br/index.php/rhdt/about/submissions#authorGuidelines