Notícias

CHAMADAS ABERTAS PARA DOSSIÊS

*HISTÓRIA DO MUNDO RURAL E MOVIMENTOS SOCIAIS (v.17,n.2,2017):até 30/03/2017
Este dossiê reunirá artigos sobre o mundo rural e movimentos sociais em torno de três eixos: espaços regionais e propriedade da terra (para discutir temas do território e as lutas que sujeitos sociais emprenderam em torno da questão da terra); sujeitos sociais (para compreender a complexidade dos atores sociais do mundo rural); e, políticas públicas (para ponderar a presença ou ausência do Estado).
(SUBMISSÕES ENCERRADAS)

* HISTÓRIA E MÚSICA (v. 18, n. 1, 2018) até 30/07/2017
Este dossiê pretende reunir artigos que investiguem as interfaces, discursos, narrativas e desconstruções entre história e música a partir dos seguintes eixos: a) diversidade de fontes nas pesquisas sobre história e música; b) a constituição de um campo de estudos sobre história e música; c) relações entre história, música e sociedade; d) história, música e patrimônio; e) música e história da arte; f) música, gênero e história: g) música, história e construção de normatividades; h) história, música e narrativas pós-coloniais.

**REGIÃO E FRONTEIRAS
(v. 18, n. 2, 2018) até 30/12/2017
Este dossiê objetiva reunir artigos em torno de dos eixos: região e fronteiras. A região entendida como um conjunto de identidades singulares e de lógicas próprias, que extrapolam as marcas geográficas, podendo desestabilizar as fronteiras nacionais ou supranacionais tradicionais, sempre articulada com as instâncias mais amplas do sistemas que as contêm, sejam nacionais ou transnacionais. Por sua vez, a fronteira centraliza a linha de limites e examina o lugar dos espaços divisórios, estabelecendo paradigmas de análises e compreensões cognitivas, tanto em seus aspectos geopolíticos quanto culturais.

** 30 anos da Constituição de 1988: história, desafios e perspectivas
(v. 18, n. 3, 2018) até 30/05/2018
A Constituição de 1988 é um marco na história brasileira. Após vinte e um anos de ditadura militar e uma eleição indireta, a Constituição significou o retorno à democracia, trazendo em seu corpo diversas previsões acerca de liberdades individuais e garantias ao cidadão. Passados trinta anos de sua promulgação diversos aspectos da Carta são alvo de pesquisa por historiadores e juristas, desde a sua elaboração pela Assembleia Constituinte até a efetividade de suas previsões durante os governos civis pós-1985. A chamada “Constituição Cidadã” representa, de um lado, diversos avanços no que diz respeito às suas previsões, porém, de outro, demonstra a ineficácia estatal em efetivar mudanças sociais necessárias. O presente dossiê tem o objetivo de publicar contribuições oriundas de pesquisas acerca da Constituição em seus mais diversos aspectos, desde sua criação até a sua aplicação em seus aspectos social, econômico, jurídico e político.


CHAMADA PARA ARTIGOS LIVRES e RESENHAS

A revista recebe em FLUXO CONTÍNUO submissões para a seção Artigos Livres e Resenhas.

A revista publica Fontes Comentadas, Entrevistas e Depoimentos eventualmente.

Confira as Diretrizes para Autores em http://seer.upf.br/index.php/rhdt/about/submissions#authorGuidelines
Nenhuma notícia publicada.