O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 5 MB)
  • Todos os endereços de URLs no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para os autores 1. A contribuição deverá ser original e inédita e não poderá estar sendo avaliada para publicação em outra revista. 2. Os textos serão aceitos em português, espanhol, francês, italiano e inglês. 3. A titulação mínima para o proponente é DOUTOR. 4. Os artigos enviados aos editores da revista História: Debates e Tendências serão submetidos à avaliação cega de, no mínimo, dois pareceristas. No caso de controvérsias será apontado um terceiro parecerista. 5. Os textos deverão ser submetidos por meio do SEER, através do site <http://www.upf.br/seer/index.php/rhdt/index>. 6. A revista é composta pelas seções fixas Dossiê, Artigos Livres e Resenhas. Eventualmente poderão ser publicadas Fontes Comentadas e Entrevistas, Depoimentos. 7. Provas: as provas para correção de erros de digitação na preparação da versão final para publicação serão enviadas ao autor correspondente e deverão ser devolvidas no prazo de 72 horas por correio eletrônico. 8. O autor que publicar na HDT, precisa aguardar no mínimo 3 anos para voltar a publicar novamente na revista. 9. Os organizadores terão a responsabilidade de auxiliar o processo editorial, garantindo a qualidade do material. Destaca-se que os responsáveis pelo dossiê não podem ser autores e nem coautores de artigos no dossiê sob sua edição. Política de Boas Práticas Científicas Toda contribuição enviada à revista passará por rigoroso processo de verificação quanto ao seu ineditismo. Em caso de constatação de plágio ou autoplágio, o Conselho Editorial rejeitará sumariamente a contribuição submetida à apreciação da revista. A HDT segue o Código de Boas Práticas Científicas elaborado pela FAPESP e disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf Apresentação do texto Para efeito de padronização gráfica, os trabalhos deverão seguir, rigorosamente, as normas abaixo especificadas, sob o risco de não serem aceitos, independentemente da adequação do conteúdo. 1. Os artigos deverão ter entre 25.0000 e 45.000 caracteres com espaços, incluídas as notas e referências; os textos para as seções de Resenhas, Fontes comentadas e Entrevistas deverão ter entre 12.000 a 14.000 caracteres com espaços, também incluídas as notas e referências. 2. Os artigos deverão vir acompanhados de resumo no idioma original, e de um resumo em português, quando este não for o idioma original, bem como de resumos em espanhol e inglês, de no máximo dez linhas, três palavras-chave no idioma original, em português (quando este não for o idioma original), três em inglês (keywords) e três em espanhol (palabras clave). 3. O título do artigo deverá aparecer em seu idioma original e traduzido para o português (quando este não for o idioma original) seguida de suas versões em inglês e espanhol. 4. Independentemente da seção em que se enquadre, os textos deverão ser digitados no editor de texto Word for Windows em formato A4, fonte Times New Roman 12, espaçamento entrelinhas de 1,5, margens de 2,5 cm, parágrafo de 1,5 cm (primeira linha). Os subtítulos deverão ter fonte de tamanho 13, com alinhamento à esquerda, espaço simples, espaçamento de 6 pts antes e depois. 5. Resumo e palavras-chave: o resumo deverá ser redigido em parágrafo único, frases concisas (não em tópicos), com verbos na voz ativa e na terceira pessoa do singular; as palavras-chave devem aparecer logo abaixo do resumo, em ordem alfabética, separadas por ponto. 6. Ilustrações, tabelas e outros recursos visuais: deverão ter identificação completa (legenda e fonte) e ser numeradas consecutivamente, inseridas o mais próximo possível da menção no texto. Por se tratar de publicação em preto e branco, recomenda-se, na elaboração de gráficos, uso de texturas no lugar de cores. Em caso de fotos ou ilustrações mais elaboradas, deverá ser enviado arquivo anexo com os originais. Tabelas e quadros deverão estar no formato de texto, não como figura. Imagens e/ou ilustrações deverão ser enviadas como “Documentos suplementares” em arquivo à parte, no formato JPG, ou TIF, em alta resolução (no mínimo 200 dpi). O autor é responsável pela autorização de publicação da imagem, bem como pelas referências correspondentes. 7. Siglas: na primeira vez em que forem mencionadas, devem, antes de constar entre parênteses, ser escritas por extenso, conforme exemplo: Universidade de Passo Fundo (UPF). 8. Notas de fim: deverão ser utilizadas apenas as de caráter explicativo e/ou aditivo e para indicação de fontes primárias. Não serão aceitas notas de rodapé (converter em notas de fim). 9. Destaques: deverá ser usado itálico para palavras estrangeiras com emprego não convencional, neologismos e títulos de obras/periódicos. 10. Citações: deverão obedecer à forma (SOBRENOME DO AUTOR, ano) ou (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. xx). As citações com mais de três linhas deverão constar em novo parágrafo, em corpo 10, sem aspas, alinhamento justificado, margem esquerda de 2,5 cm, sem deslocamento de primeira linha, com espaçamento simples e 6 pt antes e depois. Deverá ser adotado uso de aspas duplas para citações diretas no corpo de texto (trechos com até três linhas). No caso de mais de três autores, indicar sobrenome do primeiro seguido da expressão latina et al. (sem itálico). A referência reduzida deverá ser incluída após a citação, e não ao lado do nome do autor, conforme exemplo: De acordo com Freire (1987, p. 69), “[...] o educador problematizador (re)faz, constantemente, seu ato cognoscente, na cognoscitividade dos educandos” (1987, p. 69). 11. Referências: deverão constar, exclusivamente, os textos citados, em ordem alfabética pelo nome do autor, seguindo as normas da ABNT. Deverá ser adotado o mesmo padrão em todas as referências: logo após o sobrenome, que será grafado em caixa alta, apresentar o nome completo ou apenas as iniciais, sem misturar os dois tipos de registro (FREIRE, Paulo ou FREIRE, P.). As fontes primárias deverão constar unicamente nas notas de fim. Não é necessário referenciar epígrafe. Exemplos de referências mais recorrentes: Livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano. Capítulos de Livros: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano. p. xx-yy. (página inicial - final). Artigos em periódicos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Periódico, Cidade: Editora, v. ___, n. ___, p. xx-yy (página inicial - final), mês abreviado. ano. Textos de publicações em eventos: SOBRENOME, Nome. Título. In: NOME DO EVENTO, número da edição do evento, ano em que o evento ocorreu, cidade de realização do evento. Título dos Anais. Cidade: Editora, ano. p. xx-yy (página inicial - final). Teses / Dissertações: SOBRENOME, Nome. Título da D/T. Ano. Dissertação/Tese (Mestrado em.../Doutorado em...) – Nome do Programa de Pós Graduação ou Faculdade, Nome da IES, Cidade, Ano. Sites: [Informações variáveis]. Disponível em: <httpp:// ...>. Acesso em: dd. mm. aaaa.

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