Foco e Escopo

A revista História: Debates e Tendências - HDT é um periódico científico na área de História, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF).

A revista tem como objetivo publicar, por meio de textos inéditos, resultados de pesquisas nas áreas de História e afins, divulgando a produção de pesquisadores da Universidade de Passo Fundo e de outras instituições, propiciando o intercâmbio da produção científica.

A HDT tem periodicidade quadrimestral e destina-se à publicação de pesquisas inéditas de membros comunidade de pesquisadores das áreas de Ciências Humanas e Sociais, vinculados a instituições de ensino superior e a centros de pesquisa do país e do exterior.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todas as submissões são preliminarmente consideradas pelo editor-chefe. Após esta avaliação inicial, as contribuições adequadas ao escopo, foco e às normas da HDT são objeto de, no mínimo, uma rodada de avaliação duplo-cega feita pelos pares. Os avaliadores/pareceristas ad hoc são selecionados em razão de seu conhecimento e experiência e podem incluir professores/pesquisadores vinculados à UPF e à revista HDT ou a outras instituições do Brasil e do exterior.
Em caso de controvérsia entre os pareceristas será designado um terceiro para realizar a avaliação.
Os pareceres podem indicar a publicação imediata, publicação com adequações ou recusa.
Os autores serão informados do parecer e devem, caso existirem, realizar as adequações apontadas pelos pareceristas.
O prazo médio entre a recepção do artigo e a informação do parecer é de dois meses.
Caso o artigo seja aceito este será publicado conforme datas estipuladas para os volumes, nos meses de janeiro, maio e setembro.

Periodicidade

HDT tem periodicidade semestral até 2017
A partir de 2018 a revista será quadrimestral.

PUBLICAÇÃO DO VOLUME

JAN/ABR
1º DE JANEIRO

MAI/AGO
1º DE MAIO

SET/DEZ
1º DE SETEMBRO

Política de Acesso Livre

ACESSO LIVRE INTEGRAL: a revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo integral, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, pois proporciona maior democratização de acesso e de divulgação desse conhecimento.

Os textos publicados na revista podem, com a devida citação, ser disponibilizados em sites científicos como Academia, Research Gate, etc.

Indexadores

A HDT está indexada em:

Bases de Dados:

Sumários Diadorin (IBICT)
http://www.sumarios.org/

The History Journals Guide
http://www.history-journals.de

Diretórios:

LivRe
https://portalnuclear.cnen.gov.br/livre/Inicial.asp

Latindex
http://www.latindex.org

Directory of Open Access Journals (DOAJ)
https://doaj.org/

Rede Iberoamericana de Inovação e Conhecimento Científico (REDIB)
https://www.redib.org/pt-pt/

Portais:

Dialnet - https://dialnet.unirioja.es/revistas

Portal de Periódicos da Capes
http://www-periodicos-capes-gov-br.ez116.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_phome&Itemid=68&

Taxas para submissão e publicação de textos

A História: Debates e Tendências, não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

The journal História: Debates e Tendências does not charge any fee for publishing articles. The editorial board values the policy of free access to information, thus, does not charge any fee for the submission, review, publication, distribution or download of articles.

Índice de Artigos

Recebidos
2015:32
2016:42

Aceitos
2015: 26
2016: 37

Rejeitados
2015:06
2016:05

Sponsors

Agradecemos o apoio acadêmico e financeiro da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF que viabiliza essa publicação.

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

A Revista História: Debates e Tendências é um periódico quadrimestral, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), que conta com os cursos de Mestrado e Doutorado. A revista está ativa desde 1999, com periodicidade regular e sistema de dossiê temáticos organizados por um colaborador externo e outro interno.
Tem como público alvo a comunidade de pesquisadores da área de História e Ciências Sociais, vinculados a instituições de ensino superior e centros de pesquisa do país e do exterior. Tem como missão divulgar trabalhos de pesquisa na área de História e Ciências Humanas e Sociais, publicando, após processo de avaliação entre pares, contribuições inéditas de resultados de pesquisas em sua perspectiva histórica e em suas diversas interrelações. Aceita artigos em português, espanhol, francês, italiano e inglês.
Publica o Sumário, Apresentação,Título, Resumo e Palavras-chave em 3 idiomas ( português, inglés e espanhol).
A revista possui três seções fixas : Dossiê, Artigos Livres e Resenhas.
Apresenta versão impressa e on-line (desde 2007).
Utiliza o DOI desde 2012.