Tratamento cirúrgico para osteonecrose dos maxilares induzida por bisfosfonatos: relatos de casos

Caso Clínico

  • Adriele Pereira de Jesus Faculdade UNIME de Ciências Agrárias e da Saúde - FAS/UNIME
  • Francisnei Santos Sousa Filho Faculdade UNIME de Ciências Agrárias e da Saúde - FAS/UNIME
  • Juliana Andrade Cardoso Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Antônio Varela Câncio Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Cinthia Coelho Simões Faculdade UNIME de Ciências Agrarias e da Saúde - FAS/UNIME
  • Jener Gonçalves de Farias Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Palavras-chave: osteonecrose associada aos bisfosfonatos, osteonecrose, cirurgia bucal, bisfosfonatos

Resumo

Introdução: os bisfosfonatos são um grupo de medicamentos utilizados no tratamento de doenças osteolíticas, tais como mieloma múltiplo, osteoporose e doença de Paget. Uma complicação tardia dessa medicaçãoé a osteonecrose em ossos maxilares. Esta é definida como desenvolvimento de osso necrótico na cavidadebucal de paciente em tratamento atual ou prévio com bisfosfonato, após sofrer algum procedimento cirúrgico bucal invasivo, sem ter realizado radioterapia. Objetivo: descrever, por meio de relatos de casos, aopção de técnica cirúrgica para tratamento da osteonecrose por bisfosfonatos. Materiais e método: em todosos casos relatados, a terapêutica cirúrgica contou com osteotomia e remoção cirúrgica do sequestro ósseo,debridamento, irrigação com soro fisiológico e sutura contínua simples. Resultados: o controle clínico pós--operatório evidenciou boa cicatrização, melhora considerável da lesão e reepitelização significativa, emcurto e longo período. Conclusão: os pacientes devem passar por um criterioso exame odontológico, antesdo uso desses medicamentos. Nenhum tratamento cirúrgico invasivo deve ser realizado durante a terapiacom esses fármacos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriele Pereira de Jesus, Faculdade UNIME de Ciências Agrárias e da Saúde - FAS/UNIME
Cirurgiã-Dentista pela Faculdade UNIME de Ciências Agrárias e da Saúde - FAS/UNIME, Lauro de Freitas, Bahia.  
Francisnei Santos Sousa Filho, Faculdade UNIME de Ciências Agrárias e da Saúde - FAS/UNIME
Graduando em Odontologia pela Faculdade UNIME de Ciências Agrárias e da Saúde - FAS/UNIME, Lauro de Freitas, Bahia.    
Juliana Andrade Cardoso, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
Mestranda em Estomatologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS Especialista em Estomatologia pela União Metropolitana de Educação e Cultura - UNIME
Antônio Varela Câncio, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Doutorando em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia. Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade de Pernambuco - Faculdade de Odontologia de Pernambuco FOP-UPE. Staff do Serviço de CTBMF do Hospital Clériston Andrade – SESAB.
Cinthia Coelho Simões, Faculdade UNIME de Ciências Agrarias e da Saúde - FAS/UNIME
Doutora em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia - ICS-UFBA, Salvador, Bahia. Professora do Curso de Odontologia da Faculdade UNIME de Ciências Agrarias e da Saúde - FAS/UNIME, Lauro de Freitas, Bahia. Professora do Curso de Odontologia da UNINASSAU Salvador, Bahia.
Jener Gonçalves de Farias, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Universidade de Pernambuco - Faculdade de Odontologia de Pernambuco FOP-UPE. Doutor em Estomatologia Universidade Federal da Paraíba UFRN. Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor do Curso de Odontologia da Faculdade UNIME de Ciências Agrárias e da Saúde.
Publicado
2019-03-28
Como Citar
de Jesus, A., Sousa Filho, F., Cardoso, J., Câncio, A., Simões, C., & de Farias, J. (2019). Tratamento cirúrgico para osteonecrose dos maxilares induzida por bisfosfonatos: relatos de casos. Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 24(1), 22-30. https://doi.org/10.5335/rfo.v24i1.8790
Seção
Artigos