Características de pacientes com cárie severa da infância: análise de pacientes atendidos em centro de referência

  • Bruna Camargo
  • Larissa Correa Pavinato Universidade de Passo Fundo
  • Moisés Cardoso Universidade de Passo Fundo
  • Juliane Bervian Universidade de Passo Fundo
  • Berenice Perussolo Universidade de Passo Fundo
  • Eduardo Patussi Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: odontologia, odontologia em crianças, fatores de risco, pré-escolar

Resumo

 Objetivo: verificar a correlação dos fatores comporta­mentais na ocorrência de cárie severa. Sujeitos e mé­todo: a amostra foi composta de 25 crianças de 6 a 71 meses, atendidas na Clínica Materno Infantil da Facul­dade de Odontologia da Universidade de Passo Fun­do. O estudo foi realizado em duas etapas: entrevista e exame clínico. A entrevista avaliou os hábitos alimen­tares e de higiene bucal, as variáveis demográficas e o acesso ao flúor. O exame clínico avaliou a presença de cárie severa (incluindo manchas brancas). Resultados: as principais características das crianças da amostra foram idade superior a 24 meses, menor escolaridade materna, prática da amamentação natural e uso da ma­madeira, inclusive com sacarose, além daqueles indiví­duos que não realizavam escovação noturna. Não hou­ve diferença estatisticamente significativa na média de ceo-d para nenhum dos fatores em estudo. Conclusão: pode-se concluir que há a necessidade de formar pro­fissionais voltados não apenas ao tratamento, mas tam­bém à prevenção das doenças na cavidade oral, como a cárie, mas, para que isso ocorra, é de extrema importân­cia que se conheça o perfil das crianças que necessitam de maior cuidado.

Biografia do Autor

Bruna Camargo
Pós-graduada em Ortodontia na Associação Gaúcha de Ortodontia, Rio Grande do Sul, Brasil.
Larissa Correa Pavinato, Universidade de Passo Fundo
Doutora em Odontologia. Professora da disciplina de Estágio em Clínica da Criança e do Adolescente na Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.
Moisés Cardoso, Universidade de Passo Fundo
Mestre em Odontologia. Doutorando na Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.
Juliane Bervian, Universidade de Passo Fundo
Doutora em Odontologia. Professora da disciplina de Estágio em Clínica da Criança e do Adolescente na Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.
Berenice Perussolo, Universidade de Passo Fundo
Mestre em Odontologia. Professora da disciplina de Estágio em Clínica da Criança e do Adolescente na Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.
Eduardo Patussi, Universidade de Passo Fundo
Doutor em Odontologia. Professor da disciplina de Estágio em Clínica da Criança e do Adolescente na Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.
Publicado
2018-10-22
Como Citar
Camargo, B., Pavinato, L., Cardoso, M., Bervian, J., Perussolo, B., & Patussi, E. (2018). Características de pacientes com cárie severa da infância: análise de pacientes atendidos em centro de referência. Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 23(2). https://doi.org/10.5335/rfo.v23i2.8776
Seção
Artigos