Utilização do diário alimentar no diagnóstico do consumo de sacarose em odontopediatria: revisão de literatura

  • Gabriel Caixeta Ferreira Graduando em Odontologia – Instituto Nacional de Ensino Superior e Pós-graduação Padre Gervásio (Inapós), Faculdade de Pouso Alegre.
  • Vanessa Paulino Mizael Graduada em Pedagogia – Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado Machado-MG.
  • Tatiany Gabrielle Freire Araújo Doutora em Materiais Dentários – Faculdade de Odontologia Piracicaba - Universidade Estadual de campinas, FOP-UNICAMP; Professor de Odontopediatria – Instituto Nacional de Ensino Superior e Pós-graduação Padre Gervásio (Inapós), Faculdade de Pouso Alegre.

Resumo

Objetivo: o presente trabalho tem por objetivo a realização de uma revisão de literatura sobre a utilização do diário alimentar para diagnóstico do uso de sacarose para o controle da cárie. Revisão de literatura: a cárie dentária está intimamente relacionada à dieta alimentar, principalmente à ingestão de carboidratos. Uma dieta rica em sacarose, além de promover um descontrole no biofilme, descontrola as funções fisiológicas da saliva, a microbiota bacteriana, bem como a saúde bucal por completo. Os hábitos presentes na dieta infantil constituem um fator importante para a determinação da etiologia e o desenvolvimento da cárie dentária, por isso é fundamental a orientação quanto saúde bucal e, principalmente, ao consumo racional de açúcar. Considerações finais: diante disso, os cuidados com os elementos dentários e a prevenção da cárie devem iniciar desde a infância. Para este fim, são de suma importância, além de uma boa higiene oral, uma dieta adequada às crianças e mudanças de atitudes dos pais sobre a alimentação infantil. Palavras-chave: Cárie dentária. Dieta. Sacarose.
Publicado
2018-08-15
Como Citar
Ferreira, G., Mizael, V., & Araújo, T. (2018). Utilização do diário alimentar no diagnóstico do consumo de sacarose em odontopediatria: revisão de literatura. Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 23(1). https://doi.org/10.5335/rfo.v23i1.8506
Seção
Artigos